Página inicial > Termos e noções > contra-iniciação

contra-iniciação

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Perenialistas
René Guénon: DICIONÁRIO GUÉNON

O poder corruptor da contra-iniciação talvez não seja visível imediatamente ao profano, mas seu papel determinante no advento do mundo moderno não é mais a demonstrar de tal maneira este último de afunda mais e mais em uma inversão total de todos os valores tradicionais, atitude que se refere evidentemente a um projeto autenticamente «contra-iniciático», de «espiritualidade de cabeça para baixo».

A contra-iniciação segundo René Guénon, «depois de ter trabalhado constantemente na sombra para inspirar e dirigir invisivelmente todos os «movimentos» modernos, chegará em último lugar a «exteriorizar», se assim se pode dizer, algo que será como a contrapartida de uma verdadeira tradição, pelo menos tão completamente e tão exatamente quanto o permitem os limites que se impõem necessariamente a todo arremedo possível. Se a iniciação encarna o que representa o espírito tradicional autêntico, a contra-iniciação dele é a inversão mais completa, a oposição que, em tudo o imitando à maneira de uma sombra invertida, trabalha em um sentido absolutamente contrário.

Convém todavia compreender que se a contra-iniciação pode se permitir ir tão longe, e com tal eficacidade, é que «ela não pode ser assimilada a uma inversão puramente humana que não se distinguiria em nada, por sua natureza, da «pseudo-iniciação» pura e simples; na verdade ela é bem mais que isso, e, para o ser efetivamente, é preciso necessariamente que, de certa maneira, e quanto a sua origem mesmo, ela proceda da fonte única à qual se liga toda iniciação, e também, mais geralmente, tudo o que manifesta em nosso mundo um elemento «não-humano».

Guénon precisa no entanto que se a contra-iniciação procede de um elemento não-humano, «ela dele o procede por uma queda - degenerescência indo até seu grau mais extremo, quer dizer até esta «reversão» que constitui o «satanismo» propriamente dito.

Assim se vê que a contra-iniciação é um fenômeno muito mais inquietante que um simples desvio da Tradição, há algo de mais profundo e, deste fato, de ainda mais perigoso que conduz a uma espécie de «iniciação ao contrário». Uma espécie de projeção para os estados infra-humanos e infernais que tem por efeito direto precipitar os seres em uma via de «desintegração» total chegando a sua «dissolução» sem retorno. (Guenon Contra-tradição - LE RÉGNE DE LA QUANTITÉ ET LES SIGNES DES TEMPS, ch. XXXVIII, « De l’anti-tradition à la contre-tradition »)