Página inicial > Termos e noções > quadrado mágico

quadrado mágico

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Perenialistas
Jean Canteins  : LES MYSTÉRES ET LES SYMBOLES CHRISTIQUES

Atestado por monumentos, epígrafes ou outros, que se situam no espaço sobre uma região imensa: da Grã-Bretanha à Ásia menor, e no tempo, do séculos II ao X, um quadro dito «mágico» formado de palavras latinas não cessou, desde, de intrigar arqueólogos e eruditos. Basta, para se fazer uma ideia da questão, de consultar o trabalho de G. de Jerphanion e em seguida o ensaio de J. Carcopino.

O quadrado se apresenta sob as formas:

SATOR
AREPO
TENET
OPERA
ROTAS

ou

ROTAS
OPERA
TENET
AREPO
SATOR

É um criptograma cujo sentido aparente: «O semeador [conduzindo sua carroça] mantém com cuidado as rodas» é de uma banalidade até de uma insanidade bem feita para enganar a suspeita romana e cuja forma em palíndromo é claramente dissuasiva em período de perseguições: vista sob este ângulo o quadro mágico aparece como um jogo literal que nenhuma polícia pode levar a sério.

O interesse, sem dúvida, é a princípio, no sentido oculto da fórmula.

O quadrado está, estruturalmente, sob o signo do número cinco: compreende cinco palavras formadas cada uma de cinco letras compondo um conjunto de vinte cinco elementos. Não parece no entanto suscetível de ser a expressão de uma numerologia mais ou menos pitagorizante: contrariamente às letras do alfabeto semítico e grego, aquelas do alfabeto latino são desprovidas de equivalência numérica de sorte que nosso quadrado não parece apresentar qualquer analogia como um quadrado não menos famosos, qualificado igualmente de «mágico», centrado no número cinco:

492
357
816

De uma maneira geral o quadrado e a cruz são duas formas simbólicas análogas, a segunda sendo de algum modo a versão dinamizada da primeira. Quadrado e cruz são todos os dois compostos de quatro retas de maneira que é geometricamente fácil de passar de uma figura à outra. No que concerne o quadrado mágico, constata-se que as duas palavras TENET inscritas perpendicularmente formam as medianas do quadrado de vinte cinco letra e consequentemente dão uma representação concreta da cruz, como se pode ver de maneira incontestável se isolamos do conjunto como o indica o desenho abaixo.

SA - T - OR
AR - E - PO
TE - N - ET
OP - E - RA
RO - T - AS

Esta cruz de nove letras oculta no conjunto dos vinte cinco é notável em muitos sentidos. Por um lado, ela é formada pelo cruzamento das mesmas palavras sobre a letra central comum N a partir da qual se desenvolvendo os ramos TE e ET. Além de sua simetria perfeita nas quatro direções, os ramos têm como traço comum de terminar cada um pela letra T, quer dizer por uma cruz miniatura posto que esta maíuscula latina é ao mesmo tempo aquela do Tau grego, a letra de simbolismo cruciforme dos primeiros cristãos e muito particularmente dos antoninos. Dito de outro mundo, o quadrado mágico contém uma cruz de quatro ramos iguais ou cruz «grega» que contém ela mesma a cada uma de suas extremidades uma cruz em Tau de sorte que, globalmente, fazendo abstração das diferenças de escalas, as duas palavras TENET desenham uma cruz potenciada.

O quadrado tem assim algo de notável mesmo ao recapitular as três formas de cruz mais característica da iconografia cristã.