Página inicial > Termos e noções > proximidade

proximidade

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Perenialistas Cristãos
Jean Borella  : CARIDADE HUMANA

Quanto ao NT, ele é tão rico, senão mais, em atestações do tema teológico da proximidade. Falamos aqui do tema de fato, pois é difícil no grego neo-testamentário, de ligar a ideia de proximidade a um só termo. É preciso citar então os textos sobre a proximidade do Reino de Deus, cujo tipo é fornecido por esta palavra: «metanoia - Arrependei-vos pois o Reino de Deus está próximo». O metanoia - arrepender de que é aqui questão não é a princípio de ordem moral, mas de ordem espiritual. Traduz uma palavra grega, (metanoia), ela mesma traduzindo uma expressão aramaica, que significa: mudar de conhecimento. Esta mudança de conhecimento é aquele mesmo que definimos em nossa antropologia, quando falamos de conversão - retornamento do eu para sua fonte divina. Quanto à expressão: o Reino de Deus está próximo, ela é tão fundamental que bons comentadores aí veem a síntese da totalidade da mensagem do Cristo, a quintessência do kerygma. As vezes surpreende que o tema da proximidade (que se conjuga kerigmaticamente ao tema da conversão espiritual, quer dizer da passagem do psíquico ao pneumático) não tenha sido objeto de estudos exegéticos mais abundantes. Em todos os textos, não se trata somente de uma proximidade espacial ou temporal; mas, posto que este Reino é Jesus Cristo, Deus encarnado, trata-se de uma relação de proximidade que não é outra senão Jesus Cristo, como mediador perfeito: «O Senhor está próximo» (Filipenses IV,5). Este tema está igualmente presente em Paulo que retomando Isaías já o declara na carta aos Efésios II,13-17. Proximidade humano-divina, como a afirma são Tiago em Tiago V,8. Todos os exemplos citados empregam o mesmo termo grego engys ou seus derivados. Mas não é a mesma ideia que se exprime sob outros termos quando são Paulo escreve, em seguida ao texto dos Efésios que acabamos de citar: «pois por ele temos acesso uns aos outros junto do Pai em um só e mesmo Espírito»?