Página inicial > Termos e noções > raio de criação

raio de criação

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

GURDJIEFF  : FRAGMENTOS DE OUSPENSKY  

A G cosmos - cadeia dos mundos, cujos elos são o Absoluto, Todos-os-Mundos, Todos-os-Sóis, nosso Sol, Todos-os-Planetas, a Terra e a Lua, forma o "raio de criação" no qual nos encontramos. O raio de criação é para nós o "mundo", no sentido mais amplo desse termo. Mas o raio de criação, naturalmente, é o mundo apenas para nós, visto que o Absoluto dá surgimento a indefinida quantidade de mundos diferentes, cada um dos quais emite novo raio de criação. Além disso, cada um desses mundos contém, por sua vez, uma quantidade de mundos que representam nova refração do raio e, ainda aí, entre todos esses mundos, só escolhemos um: nossa Via Láctea. A Via Láctea é formada por uma quantidade de sóis, mas entre eles só escolhemos um sol, aquele que está mais próximo de nós e do qual dependemos imediatamente, nosso Sol, no qual vivemos, nos movemos e temos nosso ser. Cada um dos outros sóis representa outra refração do raio, mas não podemos estudar esses raios do mesmo modo que o nosso, o raio onde estamos situados. Por outro lado, dentro do sistema solar, o planetas - mundo planetário está mais próximo de nós que o próprio Sol e, dentro do mundo planetário, o mundo mais próximo de nós é a Terra, o planeta sobre o qual vivemos. Não temos necessidade de estudar os outros planetas do mesmo modo que estudamos a Terra; basta que os consideremos todos em conjunto, isto é, numa escala consideravelmente menor que a utilizada para a Terra.

O Triamazikamno - número de forças em cada mundo 1, 3, 6, 12, etc., indica o G Leis - número de leis às quais está submetido o mundo em questão.

Quanto menos G Leis - leis houver num mundo dado, mais próximo estará da vontade de Deus - vontade do Absoluto; quanto mais leis houver, num mundo dado, tanto maior será sua Guenon Mecanicismo - mecanicidade, tanto mais afastado estará da vontade de Deus - vontade do Absoluto. Vivemos num mundo submetido a quarenta e oito ordens de leis, isto é, muito longe da vontade de Deus - vontade do Absoluto, num canto muito longínquo, muito sombrio do Universo.

Assim, o raio de criação nos ajuda a determinar e compreender nosso lugar - lugar no mundo. Mas, como veem, não respondemos ainda às perguntas sobre as influências. Para poder compreender a diferença entre as influências dos diversos mundos, devemos, primeiramente, ver mais a fundo a Lei de Três. Depois dó que, devemos estudar outra lei fundamental, a Lei de Sete ou oitava - Lei da Oitava.