Página inicial > Termos e noções > pedi buscai batei

pedi buscai batei

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

EVANGELHO DE JESUS: Mt 7:7-11; Lc 9:9-13
Cristologia
Orígenes: COMENTÁRIOS SOBRE SÃO MATEUS  
Aproximarás esta passagem Perola Preciosa - «quem busca belas pérolas» das seguintes passagens: «buscai e encontrareis» e «quem busca encontra». Pois a respeito de que é dito: «buscai», ou «quem busca encontra»? Ousaria dizer que se trata das pérolas e da pérola, aquela que procura aquele que tudo deu e aceitou tudo perder, aquela por conta da qual Paulo diz: «Quis tudo perder, para ganhar o Cristo»? e quando ele diz «tudo», são as belas pérolas, e «para ganhar o Cristo», é a única pérola de grande preço. Ora, é preciosa a lâmpada para aqueles que estão nas Trevas, e se tem necessidade de lâmpada, em esperando que se levante o sol; preciosa também a glória cujo reino a face de Moisés, assim como daqueles outros profetas, segundo entendo, e é um belo espetáculo, pois ela nos conduz à possibilidade de ver a glória do Cristo, à qual o pai dá testemunho dizendo: «Este é meu filho, meu amado, em quem me comprazo». Mas «este que foi glorificado desta maneira parcial perde sua glória, em vista de uma glória superior», e temos necessidade, em um primeiro tempo, de uma glória que aceite ser «abolida em favor de uma glória superior», assim como temos necessidade de um conhecimento «parcial», que «ser abolido, quando vier o perfeito».


Perenialistas Roberto Pla  : Evangelho de Tomé - Logion 2 Chamada à investigação sobre o Cristo, como a de Paulo Apostolo: “aspira às coisas de acima, não às da terra” (Col 3,2). A busca que se fala aqui está em consonância com a via interior proposta por Judas-Tomé, a do Filho NO homem, a do Nascer do Alto - nascido do Alto, o qual pode e deve ser descoberto. Esta busca deve ser praticada com insistência para que persista como um fluir incessante; quando com absoluta verdade e entrega se sustenta este fluxo de energia ininterrupta, ao final, seguramente começa a despontar a intuição do Ser interior e eterno, como primeiro passo para o encontro.

“Buscai e encontrareis; pedi e lhes será dado” (Mat 7:7; Lc 11:9) é uma promessa generalizada em todo evangelho, embasando uma teoria plural e aberta acerca da eficácia da oração (euche). No entanto as perícopas que a sustentam, apontam para uma resposta que se refere não a coisas da terra, mas do Reino do Pai e de sua justiça; as primeiras se darão por acréscimo (Mt 6,33).

O verdadeiro sentido espiritual tanto da busca quanto da petição, como do encontro e resposta prometidos neste logion, está confirmado em Lucas 11:13: "Quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!".

Essa frase que termina o logion em São Lucas  , situa a busca e a resposta debatidas no contexto da revelação interior do Filho do homem posto que este e não outro é a medida tanto da busca como da resposta. Porém a quem corresponde proporcionar tal medida justa é ao Espírito Santo em sua função de Paracleto, quer dizer, como intercessor entre a consciência do homem e do Filho, do qual dá testemunho.