Página inicial > Modernidade > Ernst Benz (Romantismo:12-13) – Boehme e Baader
Ernst Benz (Romantismo:12-13) – Boehme e Baader
terça-feira 18 de outubro de 2022
Foi Franz von Baader novamente quem descobriu a teosofia de Jacob Boehme na Alemanha, ao mesmo tempo que Saint-Martin . Ele considerou como sua missão pessoal reintroduzir a filosofia especulativa de Jacob Boehme na filosofia natural e religiosa de seu tempo. Em suas próprias relações com Boehme, ele passou por uma verdadeira conversão. Após sua primeira descoberta da obra de Jacob Boehme, em sua juventude , ele ficou tão enojado com a leitura que acabou jogando o volume contra a parede de seu escritório com um grito de horror. Mais tarde, o “filósofo teutônico”, inicialmente desprezado e maltratado, tornou-se leitura favorita. Ele deu inúmeras palestras sobre Jacob Boehme e preparou uma edição de suas obras, com uma introdução geral às suas ideias e com notas sublinhando a importância atual de sua filosofia, tudo com a intenção de levar a filosofia especulativa alemã de seu tempo de volta à sua mística. fontes.
A Varnhagen von Ense escreveu:
É um grande prazer escandalizar nossos tolos estudiosos com este sapateiro”.
Em outra ocasião escreveu:
Se chamo aqui nosso “filósofo teutônico” o reformador da filosofia religiosa, faço-o antecipando um futuro não muito distante; e afirmo que os escritos e os princípios de Jacob Boehme prestarão um excelente serviço nesta reforma puramente filosófica. Desejo convencer pelo menos algumas cabeças capazes de que, no movimento idealista contemporâneo da filosofia alemã, não ser á mais permitido ignorar os escritos como sendo apenas para os ignorantes.
O mesmo Baader está tão absorvido pelas ideias de Boehme que se considera à luz das profecias de Boehme. A era da teologia idealista, da qual ele se gaba de ser o iniciador, aparece para ele como a realização e cumprimento das profecias de Boehme, o “tempo iminente dos lírios”. Baader disse:
Sem dúvida, o tempo dos lírios, de que Boehme tanto fala, e quando sua própria escrita será, disse ele, aceita e estimada, já começou.
Ver online : Jacob Boehme