Página inicial > Oriente > Huang-Po (E) – Essencial do Método

Huang-Po (E) – Essencial do Método

sexta-feira 26 de agosto de 2022

    

O mestre disse a Pei Sieou:

Todos os Budas e todos os seres viventes não são outros senão o espírito   uno: não há outro método espiritual.

Desde os tempos sem princípio, este espírito, jamais veio à existência, nem jamais cessou de existir; nem azul nem amarelo, sem forma nem aspecto, não se destaca nem do ser nem do não-ser, nem do antigo nem do novo; não é nem longo nem curto, nem grande nem pequeno, além de toda delimitação ou denominação, além de toda possibilidade de ser percebido ou considerado como um objeto: Ei-lo, realidade em si. Mas à primeira consideração  , divaga-se... Ilimitado e insondável, se diria o espaço vazio  .

Assim, este espírito uno é o Buda  , e entre o Buda e os seres viventes, não há diferença  . No entanto, os seres viventes buscam sempre alhures em se apegando a caracteres particulares, e em buscando, vêm a tudo perder, pois em remetendo sua ideia do Buda à busca do Buda e seu espírito à busca do espírito, mesmo a corpos perdidos durante kalpas, não podem alcançar nada. Ignoram que o Buda aparece espontaneamente àquele que para de evocá-lo em se desprendendo do processo do pensamento  .

Este espírito, logo, é o Buda e o Buda, é a totalidade   dos seres viventes. Quando é «ser vivente  », este espírito não é em nada diminuído e quando é «Buda», em nada acrescido, tanto que as seis transcendências e a infinidade das prática, assim como méritos tão numerosos quanto os grãos de areia do Ganges, aí se encontram fundamentalmente reunidos por inteiro, sem que um exercício temporário aí os tenha ajuntado. Quando a ocasião se apresenta, eles se exprimem, senão, restam tranquilos.

Se não crês firmemente que este espírito é o Buda e se quereis praticar em vos apegando a caracteres particulares para obter méritos, sois o objeto de um total mal-entendido e vos afastais da Via. [Excertos de Les entretiens de Houang-po  ]

ANTERIOR


Ver online : Huang-Po