Página inicial > Oriente > 1 Chien

1 Chien

domingo 20 de março de 2022

      

Perenialistas
Matgioi  : Matgioi Símbolos do Verbo - OS SÍMBOLOS DO VERBO (especialmente a Lenda do Dragão a partir da análise deste hexagrama  )


Wikipedia:
01. Força (&-*19904; qián) O Criativo Detendo Poder e Habilidade   Criativos

Richard Wilhelm - Ch’ien O primeiro hexagrama se compõe de seis linhas inteiras. Essas linhas correspondem à energia que, em sua forma primordial, é luminosa, forte  , espiritual, ativa. O hexagrama é integralmente forte em sua natureza e, por estar livre de toda fraqueza  , tem como essência a energia. Sua imagem é o céu. Sua força nunca é limitada por condições determinadas no espaço e por isso é concebida como movimento  . O tempo é a base desse movimento. Portanto, o hexagrama inclui também o poder do tempo e o poder de persistir no tempo, ou seja, a duração. O poder representado pelo hexagrama deve ser interpretado em dois   sentidos: em termos de uma ação no universo   e de sua ação no mundo dos homens. Em relação ao universo o hexagrama expressa a atividade   criativa e poderosa da Divindade. Aplicado ao mundo dos homens ele representa a ação criativa dos santos e dos sábios, dos que governam e conduzem a humanidade e que, através de sua força, despertam e desenvolvem a natureza mais elevada dos seres humanos.

Philastre: Philastre Khien - KHIEN

François Jullien  : Jullien Qian - QIAN

Da Liu - Tai Chi   Chuan - Agarrar a cauda do pássaro (lam ch’iao wei)

Estas formas se originam do primeiro hexagrama, Chien, o Criativo. A palma da mão é mantida ao nível do queixo como agarrando a cabeça do pássaro (ou dragão). A outra mão, posta ao lado dos quadris como acariciando a cauda do pássaro, depois erguida até a cabeça do pássaro.

O I Ching   diz: "Nove no segundo lugar significa: Dragão aparecendo no 2 Kun   - campo  ". Este "segundo lugar" refere-se também ao abdômen; assim o sentido de "Dragão aparecendo no 2 Kun - campo" é uma expressão concreta do movimento como o dragão representado pela mão e 2 Kun - campo pelo abdômen. Quando a mão ou o dragão voa para o lugar em frente do queixo o I Ching diz: "Nove na quinta posição significa: Dragão voando nos céus".

Se a mão vai mais alto que o queixo, temos um dragão arrogante, e o movimento enrijece e se torna sem graça.

"Nove no topo significa: "Dragão arrogante terá causa   de arrependimento".

Assim este movimento tem limites, no caso até o queixo deve ir mão, de onde se passa para outro movimento.