Página inicial > Oriente > Taiji Corpo

Taiji Corpo

domingo 20 de março de 2022

      

Excertos traduzidos do livro "Taiji Quan : Art martial - Technique de longue vie" de Catherine Despeux  

Taiji e Corpo Humano

  • Provavelmente nenhum outro pensamento   tenha desenvolvido a tal ponto as analogias entre o macrocosmo e o microcosmo, sendo o Taiji um dos sistemas de representação aplicaveis a todos os domínios. O universo   é um Taiji, mas o corpo humano é também um Taiji. Esta ideia desempenha uma grande papel na prática do Tai Chi Chuan, quando se pratica o esforço de harmonizar o pequeno universo que é o corpo humano de acordo   com a harmonia geral do universo.
  • Assim a evolução do Taiji ao Yin-Yang, aos Cinco   Elementos   e aos oito Trigramas  , também é aplicada ao corpo humano. Os antigos alquimistas chineses se esforçavam por inverter o processo natural do corpo, para retornar à unidade  , ao Taiji.
  • Correspondências foram estabelecidas entre as diferentes partes do corpo e o Taiji, o Yi-Yang e os oito Trigramas. A mais comum admitida pelos mestres de Tai Chi Chuan é a seguinte: o coração   é o Taiji, os dois   olhos são o sol e a lua  , quer dizer o Yin e o Yang, os membros são os quatro princípios secundários, e as oito articulações dos membros são os oito Trigramas.
    • Liu Peizhong estabelece outra correlação: o umbigo é o Taiji, os rins são os dois princípios Yin-Yang, os membros os quatro princípios secundários, e as oito articulações os oito Trigramas.
    • O Huangji jing shi xuyan afirma: "Qian corresponde à cabeça e está situado no alto; Kan corresponde aos rins e está situado em baixo; no alto e na frente Li que corresponde ao coração; Gen é a terra   Yang, Kun a terra Yin, quer dizer o basso e o estômago ou o ventre. Atrás e no alto se encontra Dui que corresponde aos pulmões. Zhen corresponde ao fígado e à vesícula biliar e está no centro  . Xun com um traço   inferior   partido corresponde ao cóxi."
      • Estas correspondências dos oito Trigramas com o corpo podem variar de mestre para mestre, mas em geral aceita-se, entre os mestres de Tai Chi Chuan: Qian corresponde à cabeça, Kun ao ventre, Zhen aos pés, Xun às pernas, Kan às orelhas, Li aos olhos, Gen às mãos e Dui à boca.
      • Um mestre de Tai Chi Chuan, Dong Yingjie, dá outra correspondência, associando os oito Trigramas com as direções, os meridianos de energia e os Cinco Elementos: Dui - meridiano dos pulmões, oeste, metal; Qian - meridiano do intestino grosso, noroeste, metal se transformando em água; Kun - meridiano do basso, sudoeste, terra se transformando em terra (a terra é considerada como dupla: elemento gerador dos outros e elemento realizado); Xun - meridiano dos pâncreas, sudeste, madeira   se transformando em terra; Gen - meridiano do estômago, nordeste; terra se transformando em fogo  ; Li - meridiano do coração, sul, fogo; Kan - meridiano dos rins, norte, água; Zhen - meridiano do fígado, leste, madeira.