Página inicial > Oriente > Hixon (RO) – O Pastoreio do Boi e o Zen
Hixon (RO) – O Pastoreio do Boi e o Zen
sexta-feira 26 de agosto de 2022
A Iluminação não é um talento isolado de antigos ou legendários sábios e sim um processo de florescimento através de membros de toda cultura, um processo no qual nossa consciência gradualmente se torna transparente à sua própria natureza intrínseca. Várias tradições desenvolveram linguagens sutis para descrever fases desse processo. Essas dimensões da Iluminação não são projeções escolásticas; elas refletem o encadeamento complexo da consciência, à medida que gradualmente se purifica ou fica mais clara pela consciência de si mesma.
Aquele que busca a Iluminação precisa se tornar um observador tão próximo da consciência quanto o esquimó o é das condições da neve. A Iluminação não é, do mesmo modo como a neve também não é, simplesmente uma expansão da brancura, e sim um processo que se desenvolve através de várias fases. As dez etapas da Iluminação são evocadas pelas imagens do Pastoreio do Boi , desenvolvidas na China do século doze, nas quais a busca espiritual é retratada como a procura de um boi ardiloso que vaga a esmo na floresta. Esse boi simboliza a natureza intrínseca da consciência, o mistério daquilo que somos. No ensinamento budista, nossa natureza intrínseca mostra-se como aquilo que não tem uma natureza intrínseca, ou seja, a essência da nossa consciência é vazia, livre, ou aberta. As dimensões da Iluminação, sugeridas por essas dez imagens, tornam-se progressivamente mais abrangentes à medida que essa essência da consciência, ou aquilo que os mestres Zen denominam nossa Verdadeira Natureza, torna-se cada vez mais clara.
1. A Busca Boi - PROCURA DO BOI — O Boi jamais realmente se perdeu. Nossa Verdadeira Natureza jamais é perdida e por conseguinte jamais poderá ser encontrada.
2. O Pegadas Boi - ENCONTRO DAS PEGADAS — Essas pegadas são o ensinamento de sabedoria de que todos os fenômenos são a luz da Mente Original. Do mesmo modo como vasos de ouro de diferentes formatos são todos feitos basicamente do mesmo metal, também toda e qualquer coisa é uma manifestação do Eu.
3. O Vislumbre Boi - PRIMEIRO VISLUMBRE DO BOI — Este encontro com o Boi não surge escutando-se ensinamentos esotéricos e sim por meio da experiência direta. O Boi não é mais considerado como estando em algum lugar da floresta.
4. A Captura Boi - CAPTURA DO BOI — Precisamos agora segurar e abraçar o Boi, dar sustentação à maneira como percebemos a Verdadeira Natureza com disciplinas como a compaixão total, a não-violência perfeita e a honestidade inabalável.
5. A Domestica Boi - DOMESTICAÇÃO DO BOI — Uma intimidade ou amizade espontânea com o Boi agora se estabelece. O Boi torna-se um companheiro livre, não um instrumento para arar o campo da Iluminação.
6. A Conduz Boi - CONDUÇÃO DO BOI PARA CASA — O praticante adiantado agora se torna o sábio iluminado. A luta terminou. O sábio começa, espontaneamente, a irradiar a Iluminação.
7. O Boi esquecido - BOI ESQUECIDO, O EU SOLITÁRIO — O sábio, finalmente, considera a si mesmo como a expressão total da Verdadeira Natureza. Todos os conceitos e práticas espirituais são agora inúteis. O modo contemplativo tornou-se indistinguível da vida cotidiana.
8. O Boi Eu Esquecidos - BOI E O EU ESQUECIDOS — Existe apenas a Iluminação Desperta: ninguém contempla e nada é contemplado, não há serenidade nem agitação. Não há ninguém, nem mesmo o sábio.
9. O Retorno Origem - RETORNO À ORIGEM — A consciência sem forma está voltando a ter formas sem, no entanto, perder sua natureza informe, ou perfeitamente unitária. A Iluminação simplesmente é o lago azul e a montanha verde.
10. A Plenitude Final - ENTRADA NO MERCADO COM MÃOS BONDOSAS — O ser jovial que manifesta a Iluminação em sua plenitude não segue nenhum caminho . Ele carrega uma garrafa de vinho , símbolo do êxtase tântrico que faz o vinho do mundo humano ilusório deixar de ser veneno, transformando-o em néctar. [Excertos de "O Retorno à Origem", de Lex Hixon .]
Ver online : ADESTRAMENTO DO BÚFALO