Página inicial > Imaginal > Hércules

Hércules

domingo 20 de março de 2022

      

Robert Graves: Graves Heracles - OS DIFERENTES HÉRCULES

R. Emmanuel: Extratos traduzidos por Antonio Carneiro de «Pleins feux sur la Grèce antique»

Se Hércules   representa o modelo do Herói, é preciso esperar para ver sua lenda reproduzida em numerosos exemplares; Cícero   conta seis e Varrão quarenta e três! Só falaremos do Herói Tebano, filho   de Zeus   e de Alcmena, ela mesma filha de Electrião (um filho de Perseu) enquanto um outro filho de Perseu, Alceu, era pai de Anfitrião). Eis um resumo desta lenda:Nascimento de Hércules - NASCIMENTO DE HÉRCULES. Já homem   formado, poderoso e sem nada temer, Hércules se apresenta a Euristeu então rei de Micenas, sob as ordens de quem deveria empreender seus trabalhos por conta de   seu nascimento e que deveriam ser para ele extremamente difíceis, isto por um período de doze anos, o mesmo número   das provas: Doze Trabalhos de Hércules - OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES.

Este protótipo de herói foi o modelo mais disputado entre quase todas as grandes cidades da Grécia, que reivindicavam a honra   de ter sido o teatro   de alguma façanha maravilhosa. Suas exterminações de Gigantes, de bandidos, de reis hipócritas, não têm conta: Anteu, Busiris, Caco, Laomedonte, Eurito, Hipocoonte, os dois   Molions, etc. Ele extermina os Centauros assim como um dos últimos sobreviventes, o centauro Nesso; como Perseu, ele libera Hesíone do monstro que ia devorá-la, construiu as colunas de Hércules no país de Atlas, estendeu seu arco contra o Sol   e feriu até mesmo Hera   de uma flecha de três pontas; Hades   recebeu igualmente do herói uma flecha no ombro; Zeus ele mesmo, disfarçado em atleta quando dos jogos Olímpicos se defrontou com seu filho e não pôde vencê-lo.

Esta vida prodigiosa, totalmente norteada na virtude e na redenção, devia ter um fim digno de uma tamanho herói e fazer lembrar o primeiro incidente de sua vida recém-nascida, aquele das duas serpentes   estranguladas por ele e que devia representar «O Signo   de seu fim»: Fim de Hércules - FIM DE HÉRCULES.


O mito   de Hércules é um mito maior, quer dizer que contém várias versões: iniciática, astrológica, relações da filiação entre Zeus e Hèra e seus filhos da Terra  , relações igualmente com as Hierarquias Criadoras, a passagem dos diversos planos e sub-planos dos mundos suprassensíveis; enfim, da pesquisa e dos obstáculos encontrados pelo Fogo  Â e pela Água no mundo material, e de sua necessária união   a fim de assegurar a redenção dos homens. Hércules é bem o modelo humano da redenção e Máximo de Tiro nos faz compreendê-lo por esta frase: « Hércules era sábio, não por ele-mesmo, mas porque sua sabedoria   se expandia sobre toda a extensão da Terra. » É um Buda  , ativo e din  âmico cujo exemplo viril deveria entusiasmar a juventude   do mundo.