Página inicial > Medievo - Renascença > Brunn (VME:132) – Glosa do Pai Nosso - o mal

Brunn (VME:132) – Glosa do Pai Nosso - o mal

domingo 16 de outubro de 2022

      

Excertos do excepcional estudo sobre Mestre Eckhart   e sua tradição, "Voici maître Eckhart". Trata-se de um texto neerlandês que se estima   pré-eckhartiano (por vezes pós-eckhartiano), porém dentro da linha de pensamento   de Mestre Eckhart.

...mas livre-nos do mal...

O mal é o que em nós e no espírito se opõe a Deus   (Santo Agostinho  , Contra Faustum XXII, c.27); só nos toca e os anjos   decaídos e não concerne Deus em nada. E o fato que Deus não seja atingido por esta oposição provém da nobreza de sua Deidade  .

Notai em que isso não atinge Deus. Na mais própria propriedade de nossa natureza, não temos nenhum mal, não mais que os anjos. Se o temos Deus teria criado o mal e o bem e isso não é. Pois quando Deus criou todas as criaturas, ele os viu e "elas estavam todas boas" e lhe concederam (em nosso ser ideal no Filho  ).

O mal não nos atinge como um acidente que nos viria de Deus, mas ele nos atinge quando o tivermos tomado sobre nós com nossa vontade própria oposta à vontade de Deus, eis porque desagrada Deus e é o mal. Como tomamos o mal sobre nós com nossa vontade própria oposta à vontade de Deus, não podemos dele nos desfazer com nossa própria vontade oposta à vontade de Deus sem a graça de Deus.

Eis porque o Filho nos ensina a orar em nosso íntimo e a suplicar o Pai para que ele nos livre de tudo o que nos desagrada em nós. Deus aí nos ajude. Amém.


Ver online : Eis Mestre Eckhart