Página inicial > Modernidade > Wojtyla Pessoa Ato

Wojtyla Pessoa Ato

domingo 20 de março de 2022

      

Professor de filosofia moral, Karol Wojtyla   se aprofundou na reflexão do "agir humano". Tomado em seu dinamismo, o ato (praxis  ) esclarece o sentido da existência, a significação da cultura, o destino da sociedade. O homem   se constitui como pessoa   não por suas ideias mas em sua ação, sua decisão, sua libre escolha   e projeto, em meios as suas solidariedades inter-humanas. O que se denomina comumente a experiência humana surge da conjunção din  âmica de uma pessoa e de seu agir.

Nesta obra se renova o debate   entre [http://filosofia.hyperlogos.info/modules/wfsection/viewarticles.php?category=30 - Max_Scheler] e Kant, onde as forças vivas da tradição cristã se integram em uma nova visão; a pessoa e seu agir qualificado é a rocha contra a qual vêm se bater os empreendimentos totalitários das potências que buscam a destruir e desintegrar o humano.

O conceito de pessoa em ato proposto por Wojtyla provém de seus trabalhos sobre o pensamento   de Scheler  , especialmente sua Wertethik (O formalismo em ética e a ética material dos valores). Segundo o autor, Scheler formou seu conceito de materiale Wertethik com o propósito de desafiar a ética a priori   da pura forma, ou melhor, do puro dever  , que, herdado de Kant  , dominou todo o século XIX. A crítica de Scheler seguiria a linha traçada pelo mestre da Fenomenologia, Husserl  , de quem foi discípulo, com base no princípio zurück zum Gegenstand (retorno ao objeto). Este debate   fundamental, conduzido em nome do retorno àquilo que é objetivo em ética (e antes de tudo em moral), apresenta em sua raiz mesma o problema do sujeito, a saber, o problema da pessoa ou do ser humano como pessoa.

Para Wojtyla, este estudo deve tudo aos sistemas de metafísica, de antropologia e de ética aristotélico-tomistas, e por outro lado, à fenomenologia, sobretudo na interpretação de Scheler, e através de sua crítica a Kant. Ao mesmo tempo representa um esforço do autor para alcançar esta realidade que é o homem-pessoa visto através de seus atos...

Abaixo excertos retirados da tradução francesa de Gwendoline Jarczik, feita sobre o texto definitivo estabelecido pelo autor coma colaboração de Ann-Teresa Tymieniecka.

  • Wojtyla Pessoa Ato Prefacio - PREFÁCIO
  • Wojtyla Experiência do Homem - EXPERIÊNCIA DO HOMEM
  • Wojtyla Conhecimento da Pessoa - CONHECIMENTO DA PESSOA
  • Wojtyla Etapas da Compreensão - ETAPAS DA COMPREENSÃO
  • Wojtyla Concepção Pessoa Ato - CONCEPÇÃO PESSOA ATO

Segue-se o índice de tópicos da obra sobre o qual estaremos ainda aditando resumos e outros excertos.


Índice Introdução (excertos referidos acima) A experiência do homem (L’expérience de l’homme) O conhecimento da pessoa fundado sobre a experiência do homem Etapas da compreensão e linha de interpretação A concepção da pessoa e do ato tal qual pretendemos apresentar neste estudo

Primeira Parte - Consciência e Eficiência
A pessoa e o ato sob o aspecto da consciência
Análise da eficiência a partir do dinamismo humano

Segunda parte - Transcendência da pessoa no ato
A estrutura   pessoa da autodeterminação
Autodeterminação e realização  

Terceira Parte - Integração da pessoa no ato
Integração e soma
Integração e psyche   - psiquismo

Quarta Parte - Participação
Esboço de uma teoria   da participação

Conclusão