Página inicial > Oriente > Blofeld (HP:13) — Huang Po XIII

Blofeld (HP:13) — Huang Po XIII

sábado 17 de setembro de 2022

    

13. Os Shravakas alcançam a Iluminação   ouvindo o Dharma  , por isso são chamados de Shravakas. [1] Os Shravakas não compreendem sua própria mente  , mas permitem que conceitos surjam ao ouvir   a doutrina  . Quer eles ouçam sobre a existência   de Bodhi   e Nirva  ņa através de poderes sobrenaturais ou boa sorte ou pregação, eles alcançarão o estado   de Buda   somente após três éons de duração infinitamente longa. Todos estes pertencem ao caminho   dos Shravakas, por isso são chamados Shravaka-Buddhas. Mas despertar   de repente para o fato de que sua própria Mente   é o Buda, que não há nada a ser alcançado ou uma única ação a ser realizada – este é o Caminho Supremo; isso é realmente ser como um Buda. Deve-se temer que vocês, estudantes do Caminho, pelo surgimento de um único pensamento, possam levantar uma barreira entre vocês e o Caminho. De pensamento instantâneo   para pensamento instantâneo, sem FORMA; do instante   do pensamento ao instante do pensamento, nenhuma ATIVIDADE   – isso é ser um Buda! Se vocês, estudantes do Caminho, desejam se tornar Budas, não precisam estudar nenhuma doutrina, mas aprender   apenas como evitar buscar e se apegar a qualquer coisa. Onde nada é procurado, isso implica a Mente não nascida; onde não existe apego, isso implica a Mente não destruída; e aquele que não nasce nem é destruído é o Buda. Os oitenta e quatro mil métodos para combater as oitenta e quatro mil formas de ilusão   são meras figuras de linguagem   para atrair as pessoas para o Portal. Na verdade, nenhum deles tem existência real. O abandono de tudo é o Dharma, e aquele que entende isso é um Buda, mas o abandono de TODAS as ilusões não deixa nenhum Dharma no qual se apegar. [2]


Ver online : Huang-Po


[1Huang Po às vezes estica este termo para se aplicar aos Hinayanists em geral. O significado literal de seu equivalente chinês é “aqueles que ouvem” e Huang Po implica que os hinayanistas prestam muita atenção ao significado literal das Escrituras, em vez de buscar o conhecimento intuitivo através da eliminação do pensamento conceitual. Aqueles capazes de aplicar o último método não precisam de escrituras.

[2Os budistas da maioria das seitas são ensinados a abandonar os apegos sensuais e apegar-se obstinadamente ao Dharma. Huang Po vai mais longe ao mostrar que qualquer forma de apego, mesmo apego ao Dharma, nos afasta da verdade.