Página inicial > Arte e Simbolismo > PAI NOSSO - Que Estais no Céu

PAI NOSSO - Que Estais no Céu

sábado 28 de maio de 2022

Misticismo Renano-Flamengo: Gheraert Appelmans: Glosa do Pater Noster

QUE ESTAIS

A esta palavra, todos os espíritos criados se calam e devem confessar: «nós não sabemos». E é o topo do que o intelecto humano pode compreender: conhecemos pelo intelecto, amamos pelo amor o fato que não podemos um único instante compreender Deus tal qual é nEle mesmo.

Assim ele nos ensina por esta palavra a adorar e a confessar a transcendência sem fundo que é Deus, Ser acima de todos os espíritos criados. Mas em balbuciando podemos adivinhar o que é Deus o Pai. Ele é uma fonte insondável da natureza fecunda de toda Deidade, refluente, transbordante, engendrando o fruto da natureza fecunda de toda a Deidade; jorro insondável da Santa Trindade, raiz e tronco do todo-poder de toda a Deidade que, dispondo as maravilhas de seu todo-poder no seio mesmo da Trindade - Santa Trindade, faz maravilhas nos poderes do céu. E aí está um aspecto do Ser do toda Deidade.

CÉU

No céu natural visível com as ordenanças da Sabedoria eterna e soberana, e no céu espiritual do intelecto com o fluxo sem fundo de Tua misericórdia e de Tua bondade e com as ordenanças de Tua sabedoria eterna, com a imagem de Tua Santa Trindade, com os conselhos fecundos de Teu Coração paternal e a incendeia de amor e de claridade de Teu Espírito Santo, com o todo-poder de toda a Deidade e o fruto admiravelmente fecundo de tua natureza fecunda, a poderosa e gloriosa santidade de teu Ser e de tua natureza e de toda tua Deidade, pois aí onde há alguma coisa de Deus, Ele aí está sem cessar.

E no céu empíreo (Ele é) uma substância simples e um repouso silencioso. Que és Tu em Ti mesmo? Nós, todas as criaturas, não sabemos.