Página inicial > Arte e Simbolismo > A Prata Perdida

A Prata Perdida

domingo 20 de março de 2022

      

Ou qual é a mulher   que, tendo dez   dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa  , buscando com diligência até encontrá-la? E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido. Assim, digo-vos, há alegria   na presença dos anjos   de Deus   por um só pecador que se arrepende. (Lc 15:8-10)


A chave para o entendimento deste logion está nas analogias: mulher e amigas = anjos; dracma perdido = pecador; dracma achado = pecador arrependido. O uso de números   deve também ser verificado, no caso "dez" dracmas. Assim como a mulher acende a candeia, dando luz para sua busca e varre a casa, purificando a casa com diligência, assim também os anjos agiriam em nossa "casa", nosso interior  , até que se alcance nossa metanoia   (arrependimento)? Até que nossa parte valiosa, das dez que temos, seja reencontrada, e assim não estejamos mais na condição de "ignorância metafísica", de incompletude, de pecado   (hamartia)...
Cristologia Tomas de Aquino  : CATENA AUREA
Gnosticismo   Antonio Orbe  :

Irineu atesta o simbolismo valentiniano (Valentino). Não se detém em refutá-lo. Por conta própria, devia expô-lo como o símile da Ovelha Perdida.

8,4. Y que Achamot se extravió del Pleroma   - Pléroma, el Cristo   la formó y el Salvador   la buscó, afirman ellos que está indicado cuando dijo que había venido a buscar   la oveja perdida (Mt 18,12-13; Lc 15,4-7). Porque la oveja errabunda significaría a la Madre errante, la cual sembró la Iglesia terrena; su pérdida sería su permanencia fuera del Pléroma, en medio de sufrimientos, de los cuales se habría originado la materia. La mujer que limpió toda la casa hasta encontrar la dracma (Lc 15,8-10), dicen que describe a la Sabiduría superior, la cual, habiendo perdido su Intención, después de algún tiempo, limpiando todas las cosas con la venida del Salvador, la volvió a encontrar, porque habría regresado al interior del Pléroma.

Roberto Pla  : Evangelho de Tomé - Logion 88

Quanto a essência do homem   "no homem", os anjos são os ministros da luz, posto que eles são luz. Quando eles se reúnem, reunidos ficam os "eleitos", pois eles são os "eleitos" (Cf. Mt 24,31; Mc 13,27); e separados ficam os "justos", pois eles são os "justos" (Parabola da Rede); e separada fica a messe, pois eles são os "segadores" e a messe (Parabola da Rede). Eles são a messe que espera ser redimida da ignorância da alma  ; o cativo que há que restituir em liberdade. Daí a alegria que se consigna "entre os anjos de Deus" quando uma alma se converte (Lc 15,10) à glória   do Pai  , o lugar   santo onde eles têm plantada sua tenda eterna (Renuncia - Renúncia).


Gurdjieff   Maurice Nicoll: Nicoll Um em Muitos - UM EM MUITOS