Página inicial > Medievo - Renascença > Erígena (HPJ): Todas as coisas foram feitas...

Erígena (HPJ): Todas as coisas foram feitas...

domingo 31 de julho de 2022

    

Todas as coisas foram feitas por ele. Através   de Deus  -o-Verbo   Ele mesmo, através do verdadeiro Deus-Verbo, todas as coisas foram feitas.

E o que "Todas as coisas foram feitas por ele" significa senão que como o Verbo nasceu antes de todas as coisas do Pai  , todas as coisas foram feitas com ele e por ele? Pois a geração do Verbo do Pai é a verdadeira criação ela mesma de todas as causas, juntamente com a operação e efeito de tudo que procede delas em gêneros e espécies. Verdadeiramente, todas as coisas foram feitas da geração de Deus-o-Verbo de Deus-o-princípio.

Ouça, então, o paradoxo divino   e inefável — o segredo não aberto, a profundidade invisível, o mistério incompreensível! Através dele, que não foi feito mas gênito, todas as coisas foram feitas mas não gênitas.

O início, o princípio, do qual todas as coisas são é o Pai; o início, o princípio, através do qual todas as coisas existem é o Filho. O Pai diz seu Verbo — o Pai manifesta sua Sabedoria — e todas as coisas são feitas. O profeta disse, "Em sabedoria vós a todos fizestes", E em outro lugar, introduzindo o Pai em pessoa  , o Pai diz, "Meu coração   manifestou". E o que seu coração manifestou? Ele explica isto ele mesmo: "Eu disse o bom Verbo". Eu disse um bom Verbo, Eu manifestei um bom Filho. O coração do Pai é sua própria substância  , da qual a própria substância do Filho foi manifestada.

O Pai precede o Filho não naturalmente, mas causalmente. Ouça o Filho ele mesmo dizer, "Meu pai é maior que eu." Ou seja, "Sua substância é a causa   de minha substância". Causalmente, digo, o Pai precede o Filho; naturalmente, o Filho precede todas as coisas que são feitas através dele. A substância destas coisas, que são feitas por ele, começam nele antes de todas as épocas do mundo, não no tempo   mas com tempo. O tempo, de fato, é feito com todas as coisas que são feitas. Não é nem feito antes delas, nem é suscetível de prioridade a elas, mas é co-criado com elas.


Ver online : HOMILIA SOBRE O PRÓLOGO DE JOÃO