Página inicial > Medievo - Renascença > Hausherr Compunção
Hausherr Compunção
domingo 20 de março de 2022
Penthos — A Doutrina da Compunção no Oriente Cristão
- Introdução
- Proponho, na falta de experiência pessoal, ouvirmos os ensinamentos dos anciãos a respeito de uma das qualidades indispensáveis àquele que escala a montanha espiritual. Em grego se denomina penthos, mas não é uma ideia grega nem mesmo Bizantina; encontra-se sob vários nomes em todas as linguagens faladas pelos cristãos orientais. Basta lembrar os termos latinos do Verba Senorium: dolor, ou luctus.
- Penthos
- Os etimólogos afirmam ser da mesma raiz que pathos. Hesíquio em seu Lexikon o explica por synphora, threnos, lype . Pode significar qualquer tipo de aflição. O significado especializou-se no sentido de pesar em luto.
- No sentido de pesar por parentes e amigos, não se adapta ao sentido hesicasta : Crisostomo - João Crisóstomo não cansava de repetir a lição de Paulo Apostolo: não chore pelos mortos simplesmente porque estão mortos!
- Chateado por alguma incorreção, também não é o caso para o trabalho hesicasta: o Verba Seniorum tem um capítulo intitulado "O monge não deve estar nem um pouco chateado se acontece de perder em algo". De fato o estar chateado ou chatear-se figura entre no catálogos dos oito pensamentos malignos ou pecados capitais. Não se deve confundir o fruto da graça, penthos, com a semente do inferno, lype.
- O oposto de penthos e akedia que seca a fonte das lágrimas e conduz a se buscar distrações fatais para o recolhimento; logo, penthos e lype seguem caminhos opostos , o primeiro em direção à união com Deus , o segundo ao abismo do desespero . Quanto a akedia "amolece e enfraquece a alma , até a destruindo com amargura pelo consumo de seu vigor". Quanto ao penthos, promove uma reviravolta para si mesmo com a certeza de descobrir o Reino de Deus dentro de nós, assim nasce de um desejo ambicioso em uma alma viril, essência de um "fervorino" como afirmou um jovem monge de Iviron.
- Lamentar por um deus morto, não seria uma fórmula cristã; embora encontrem-se notícias nas Constituições Apostólicas de um "luto pelo Senhor"; mas estas mesmas Constituição explicitamente proíbem qualquer luto pelo Cristo , pois o cristão não deve jamais esquecer da ressurreição do Senhor e Redentor. O penthos monástico nunca será relacionado com a morte de Cristo.
- Katanyxis
- Possível sinônimo, ou pelo menos com sentido muito próximo, a penthos, é katanyxis. O termo penthos encontra nas Beatitudes, ao passo que o outro só aparece em Romanos 11,8, citando Isaías 29,10, com o sentido negativo de "sono profundo". Crisostomo - João Crisóstomo recomenda a katanyxis, em um sentido totalmente distinto deste e muito próximo à compunção.
- A katanyxis é um choque súbito, uma emoção forte que planta profundamente na alma um sentimento , uma atitude, ou uma resolução. O choque pode ter também outros efeitos, como as lágrimas. De fato, compunção, luto e lágrimas andam juntos, sendo praticamente equivalentes. A compunção para a tradição cristã latina prevaleceu em lugar do sentido de luto.
- Fontes de penthos
- Definição de penthos
- As causas da compunção
- Perda da salvação
- Certeza da morte e do juízo
- Faltas diárias
- Amor fraternal
- Puro amor de Deus
- Os meios do penthos
- Obstáculos ao penthos
- Efeitos do penthos: purificação
- Efeitos do penthos: beatitude
- Epílogo