Página inicial > Medievo - Renascença > Brunn (VME:40-41) – Nossa natureza original, parente da Deidade

Brunn (VME:40-41) – Nossa natureza original, parente da Deidade

quinta-feira 13 de outubro de 2022

      

Beguinas

Peixes na água não podem se afogar,
o pássaro no ar não pode cair,
o ouro   não é destruído pelo fogo  
mas recebe dele brilho e vermelhão.
Deus   deu a todas as criaturas
a maneira de seguir sua própria natureza.
Como então eu poderia resistir à minha natureza?
Por necessidade   deixei tudo para entrar em Deus
que é meu Pai   por natureza,
meu Irmão por sua humanidade, meu noivo   por amor,
e eu sou   dele desde antes do tempo começar.
Você acha que eu não experimento?

Eis o que diz Nosso Senhor: — Fica, Senhora Alma  . — Qual é o seu desejo, Senhor? — Que sejais nua. — Senhor, como isso pode estar acontecendo comigo? — Senhora Alma, és tão co-natural   em mim   que nada pode ficar entre ti e eu. Nunca um anjo   recebeu nem por uma única hora a honra   conferida a ti por toda a eternidade  . É por isso que deves rejeitar essas duas coisas: medo e vergonha  , assim como todas as virtudes externas. Somente aquelas que carregas por natureza no interior de ti que deves desejar sentir eternamente: essas virtudes são teu nobre desejo e tua fome insaciável que satisfarei eternamente por minha infinita superabundância.
Mechthilde de Magdeburg, The Flowing Light of Deity, I, 44

E mantenha seu coração   acima de qualquer coisa que seja inferior   ao próprio Deus, se quiseres te tornar o que ele te destina a ser: ele quer a paz   perfeita para ti na integridade de tua natureza.
Hadewijch  , Carta 6, p. 89

Esta Alma é Senhora das Virtudes, Filha da Divindade, Irmã da Sabedoria   e Esposa   do Amor.
M. Porete  , cap. 87, pág. 177 (CCCM LXIX, p. 246)

Eckhart

Digo que é algo acima da natureza criada da alma. E alguns clérigos não entendem que há algo que é tão relacionado a Deus e, portanto, um. Não tem nada em comum com nada.
Pr. 29, DW II, p. 88; Anc. 1, pág. 240

Quem está no inferno, em tormento eterno, não quer perder a vida, nem os demônios nem as almas, porque sua vida é tão nobre que flui diretamente de Deus para a alma. Porque flui tão diretamente de Deus, eles querem viver  . O que é a vida? O ser   de Deus é minha vida. Se minha vida é o ser de Deus, o ser de Deus deve ser meu ser e a essência (isticheit) de Deus minha essência (isticheit), nem menos nem mais.
Pr. 6, DW I, p. 105-106; Anc. 1, pág. 84

Os mestres comumente ensinam que todos os homens são, em sua natureza, igualmente nobres, mas eu digo em verdade: todo o bem que todos os santos possuíram, e Maria Mãe de Deus e Cristo   segundo sua humanidade, é meu próprio bem nesta natureza. Agora você pode me perguntar: já que eu tenho nesta natureza tudo o que Cristo pode me oferecer   de acordo com sua humanidade, como é que nós exaltamos e veneramos Cristo como nosso Senhor e nosso Deus? É porque ele foi um mensageiro de Deus para nós e nos trouxe nossa bem-aventurança  . A felicidade que ele nos trouxe era nossa. Onde o Pai engendra seu Filho no Fundamento   mais íntimo, essa natureza é ao mesmo tempo aí incluída.
Pr 5b, DW I, p. 86; Anc. 1, pág. 76-77


Ver online : Eis Mestre Eckhart