Página inicial > Medievo - Renascença > Brunn (VME:40-41) – Nossa natureza original, parente da Deidade
Brunn (VME:40-41) – Nossa natureza original, parente da Deidade
quinta-feira 13 de outubro de 2022
Beguinas
Peixes na água não podem se afogar,o pássaro no ar não pode cair,mas recebe dele brilho e vermelhão.Deus deu a todas as criaturasa maneira de seguir sua própria natureza.Como então eu poderia resistir à minha natureza?Por necessidade deixei tudo para entrar em Deusque é meu Pai por natureza,meu Irmão por sua humanidade, meu noivo por amor,e eu sou dele desde antes do tempo começar.Você acha que eu não experimento?
Eis o que diz Nosso Senhor: — Fica, Senhora Alma . — Qual é o seu desejo, Senhor? — Que sejais nua. — Senhor, como isso pode estar acontecendo comigo? — Senhora Alma, és tão co-natural em mim que nada pode ficar entre ti e eu. Nunca um anjo recebeu nem por uma única hora a honra conferida a ti por toda a eternidade . É por isso que deves rejeitar essas duas coisas: medo e vergonha , assim como todas as virtudes externas. Somente aquelas que carregas por natureza no interior de ti que deves desejar sentir eternamente: essas virtudes são teu nobre desejo e tua fome insaciável que satisfarei eternamente por minha infinita superabundância.
Mechthilde de Magdeburg, The Flowing Light of Deity, I, 44
E mantenha seu coração acima de qualquer coisa que seja inferior ao próprio Deus, se quiseres te tornar o que ele te destina a ser: ele quer a paz perfeita para ti na integridade de tua natureza.
Hadewijch , Carta 6, p. 89
Esta Alma é Senhora das Virtudes, Filha da Divindade, Irmã da Sabedoria e Esposa do Amor.
M. Porete , cap. 87, pág. 177 (CCCM LXIX, p. 246)
Eckhart
Digo que é algo acima da natureza criada da alma. E alguns clérigos não entendem que há algo que é tão relacionado a Deus e, portanto, um. Não tem nada em comum com nada.
Pr. 29, DW II, p. 88; Anc. 1, pág. 240
Quem está no inferno, em tormento eterno, não quer perder a vida, nem os demônios nem as almas, porque sua vida é tão nobre que flui diretamente de Deus para a alma. Porque flui tão diretamente de Deus, eles querem viver . O que é a vida? O ser de Deus é minha vida. Se minha vida é o ser de Deus, o ser de Deus deve ser meu ser e a essência (isticheit) de Deus minha essência (isticheit), nem menos nem mais.
Pr. 6, DW I, p. 105-106; Anc. 1, pág. 84
Os mestres comumente ensinam que todos os homens são, em sua natureza, igualmente nobres, mas eu digo em verdade: todo o bem que todos os santos possuíram, e Maria Mãe de Deus e Cristo segundo sua humanidade, é meu próprio bem nesta natureza. Agora você pode me perguntar: já que eu tenho nesta natureza tudo o que Cristo pode me oferecer de acordo com sua humanidade, como é que nós exaltamos e veneramos Cristo como nosso Senhor e nosso Deus? É porque ele foi um mensageiro de Deus para nós e nos trouxe nossa bem-aventurança . A felicidade que ele nos trouxe era nossa. Onde o Pai engendra seu Filho no Fundamento mais íntimo, essa natureza é ao mesmo tempo aí incluída.
Pr 5b, DW I, p. 86; Anc. 1, pág. 76-77
Ver online : Eis Mestre Eckhart