Página inicial > Modernidade > Santos Simbolismo 11
Santos Simbolismo 11
domingo 20 de março de 2022
ONZE
Neste sentido, o 11 pode ser interpretado como o tender a ofender a natureza das coisas, tender que é estimulado, que é tentado, dai o tentador, que simboliza o mal. Considerava Santo Agostinho o 11 como a armadura do pecado .
Também é o 11 visto apenas como um desequilíbrio, uma assimetria, como o vêem os chineses que atribuem (igualmente o expõe as leis de Manu dos hindus) ao homem , 11 vísceras, dominadas pelas duas polaridades Yang (princípio masculino , o Animus , com 5) e Yin (princípio feminino, com 6 vísceras), o que afirma um desequilíbrio fundamental, no corpo, que é, por isso, transitório e corruptível .
Tudo quanto tende a realizar a corrupção de uma coisa são as disposições prévias de que falavam os escolásticos, e elas surgem do equilíbrio-desequilíbrio, do equilíbrio dinâmico dos corpos, que conhecem apenas uma imitação da harmonia , nunca alcançando-a totalmente (como diria um pitagórico), pois a harmonia perfeita só se poderia dar pela fusão, identificação dos opostos , o que se dá apenas na divindade .
Dessa forma, todos os seres seriam corruptíveis. Mas o ser corruptível não implica uma corrupção necessária, pois o ser supremo poderia criar seres corruptíveis ou até destrutíveis, sem que sejam destruídos pela ação da sua vontade,
como se poderia concluir na angelologia, onde os anjos , como leis das leis ou como seres espirituais, são incorrompíveis sem ser incorruptíveis.
Noutras concepções, como na teosófica, o 11 corresponde ao binário, pois sua soma é 2, o que é uma conclusão panteística.
Outros consideram o 11 como a união do 10 cósmico e da divindade transcendental. Neste caso, o 11 corresponderia às duas grandes unidades: a unidade divina e a unidade cósmica, como união do ponto de partida o Um, e o ponto de chegada ao 1 cósmico, como corresponderia aos panteístas (tudo-em-Deus ).