Página inicial > Antiguidade > Kingsley (Reality:35-36) – iatromantis

Kingsley (Reality:35-36) – iatromantis

quinta-feira 6 de outubro de 2022

      

Os curandeiros latromantis na Grécia e os xamãs na Sibéria, ou Ásia Central, fazem parte de um mesmo fenômeno  . Os historiadores modernos tentaram arduamente criar todos os tipos de divisões entre eles – na linguagem e na cultura, no espaço e no tempo. Mas as únicas barreiras que existem são as barreiras em nossa compreensão.

latromantis sempre, de uma forma ou de outra, têm suas origens nas margens orientais do mundo grego. Os primeiros entre eles deixaram relatos de viagens à Ásia Central, ou até mesmo vieram de lá. E eles apresentaram aos gregos tradições e lendas compartilhadas por pessoas que vivem nas regiões não apenas da Ásia Central, mas da Mongólia, Índia, Tibete.

Para os gregos, o deus   do extremo norte   e do nordeste distante era Apolo  . E Apolo era o deus, o modelo divino, dos latromantis — de curandeiros e profetas errantes que eram conhecidos por cobrir grandes distâncias a pé, mas também por viajar para outros mundos enquanto seus corpos permaneciam completamente parados.

“Possuído por Apolo” era uma das expressões mais simples usadas pelos gregos para transmitir o estado   desses poetas e viajantes em mundos em que as pessoas comuns estremeciam até mesmo em pensar  , muito menos se atreviam a ir. E especialmente na Anatólia, onde o mundo grego conheceu o Oriente, Apolo era famoso por inspirar estranhas palavras hipnóticas em seus profetas que pareciam poesia, mas eram muito diferentes da poesia usual – e que ninguém conseguia entender.


Ver online : Peter Kingsley – Reality