Página inicial > Antiguidade > Jo 1,4

Jo 1,4

domingo 20 de março de 2022

    

De todo ser, Ele é vida. A vida é a Luz   dos homens.
Cristologia
Erígena: Erigena o que nele foi feito - O QUE NELE FOI FEITO; Erigena todas as coisas - TODAS AS COISAS; Erigena A luz dos seres humanos - A LUZ DOS SERES HUMANOS

Jean-Yves Leloup  : EVANGELHO DE JOÃO

Dois   termos novos aparecem aqui: « zoe   = a vida, « phos = a luz.

O Verbo - Logos   é a Vida, o Vivente de todo ser; este Vivente é Luz. Mas o que é a Vida?

De novo São João nos mantém na proximidade da origem  . Nos conduz ao essencial. Seguir o Verbo - Logos, é escutar   e aderir ao movimento   mesmo da Vida em nós. Ser cristão é se tornar mais e mais vivente, Um com a Vida.

O Verbo - Logos não é estranho, Ele « está mais próximo de nós que nossa jugular ». Ele é o Vivente de nossas vidas. A Vida, assim como a Luz, assim como o Amor, não é propriedade de nenhuma raça  , de nenhuma seita  , de nenhuma religião. Um descrente cheio de vida, de amor e de luz é sem dúvida mais próximo do Verbo - Logos, mais « cristão » que um crente que desespera da vida, que duvida do poder do amor que nele está e que não busca mais a luz.

O Verbo - Logos é a Vida; todo ser vivente   é « morada   de Deus   », tudo o que vive e respira « é adorável ».

A vida é sagrado   - sagrada; não é uma palavra vã; é o reconhecimento do Verbo - Logos que anima   toda coisa. Se perdoamos este conhecimento, o mundo se torna profano, quer dizer « profanado », esvaziado da Presença   que o habita, esvaziado de sua Luz.

Reencontrar esta gnose (reencontrar seu Espírito Santo  ), é ver o Verbo - Logos em todos os seres (logoi   que participam no Único Logos, dizem os Padres) e é fazer a experiência da Transfiguração, como o fez o Peregrino   Russo, quando invocava no Espírito Santo, do fundo do coração  , o Nome do Verbo - Logos encarnado.