Página inicial > Antiguidade > Jo 1,3

Jo 1,3

domingo 20 de março de 2022

    

Tudo existe por Ele. Sem Ele: nada.
Cristologia
Erígena  : TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR ELE

Stanislas Breton  : Breton Verbo Todo - PANTA  

Jean-Yves Leloup  : EVANGELHO DE JOÃO
A Vulgata de São Jerônimo  , sem dúvida mais próxima do espírito   hebreu, traduz: « Sine ipso factum   este nihil   » = Sem ele, nada se fez. Sem ele: Nihil = Nada!

Importa experimentar sem cessar esta gênese, em via de criação (v. criação contínua); não somos feitos uma vez por todas; o Verbo - Logos   está em obra sem cessar para nos manter fora do Nada.

Se descobrir « criado », é des-cobrir que não temos o Ser por n’so mesmos; somos seres por participação  . No mesmo movimento  , descobrimos que somos « nada » e que somos « amados ». Só existimos pelo Amor e o livre desejo do Vivente.

Quando Mestre Eckhart   diz que « a criatura é um puro nada », isso não quer dizer que ela não existe, mas que ela não tem existência em si e para si; não faz senão repetir a palavra de São João.

É verdade que este termo de « nada » é ambíguo.

Deus   ele mesmo pode ser dito um « puro nada », no sentido que Ele nada é disto que existe. Ele é Incriado...

Pode-se dizer então que Ele « não existe », ele não pertence ao reino dos Entes, « não do mundo ».

Mas este Nada, este Não-Ente  , é a matriz de onde nascem os mundos, o Incriado de onde vem toda criatura.

Sem o Verbo - Logos: Nada. Sem esta Vontade de Manifestação  , sem este Desejo que vem de Alhures, o Universo não existiria. Não há necessidade   nele mesmo. Ele está inteiramente suspenso a esta liberdade abissal, este Amor Desconhecido   « que faz girar a terra  , o coração   humano e as outras estrelas ».

Eis aí um versículo que se trata de experimentar mais que explicar. Certas situações de nossa vida nos dão a experimentar nosso « nada », nossa vacuidade (nossa adama   - lama, diria Chouraqui  ). É no coração mesmo deste « nada » que podemos tocar verdadeiramente a Presença   do Verbo - Logos.