Página inicial > Medievo - Renascença > Erígena (HPJ): João, portanto...

Erígena (HPJ): João, portanto...

domingo 31 de julho de 2022

    

João, portanto, não era um ser humano  , porém mais que um ser humano quando voou acima de si mesmo   e todas as coisas que são. Transportado pelo inefável poder da sabedoria   e pela maior pureza   da mente  , entrou naquilo que está além de todas as coisas — digo, no segredo da única essência   em três substâncias e das três substâncias na única essência.

Não teria sido capaz de ascender a Deus   se não tivesse primeiro tornado-se Deus. Pois, como a visão   de nossos olhos não pode sentir as formas e cores das coisas sensíveis a não ser que seja primeiramente misturada e unida aos raios do sol  , assim as almas dos santos não podem receber   o conhecimento puro das coisas espirituais transcendendo toda a inteligência, a não ser que tenham primeiro sido feitas merecedoras de participação   na verdade   incompreensível.

Assim o santo teólogo, transmutado em Deus, e participando na verdade, proclama que Deus, o Verbo  , subsiste em Deus, o princípio: ou seja, que Deus, o Filho  , subsiste em Deus, o Pai. "No princípio", afirma, "era o Verbo".

Atenção   o céu abriu-se e o mistério da mais alta e santa Trindade   revelou-se! Observe o anjo   divino   ascender sobre o filho do homem, proclamando-o ser o Verbo existente no princípio antes de todas as coisas. Observe-o descer sobre o mesmo filho do homem e anunciar, "E o Verbo foi feito carne  ".

O anjo desce quando o Evangelho fala do Verbo feito humano supernaturalmente entre todas as coisas, da Virgem. O anjo ascende quando o Evangelho proclama este mesmo Verbo nascido super-essencialmente do Pai antes e além de todas as coisas.


Ver online : HOMILIA SOBRE O PRÓLOGO DE JOÃO