Página inicial > Antiguidade > Evagrio Praktikos

Evagrio Praktikos

domingo 20 de março de 2022

      

Segundo Jean-Yves Leloup  , «a praktike   é o método espiritual que visa purificar a parte apaixonada da alma  ». É o lento katharsis   - trabalho   de purificação do coração   consciente e inconsciente para que este encontre sua beleza primeira, sua saúde ou sua salvação (mesma palavra grega: soteria  ).

Pode-se dizer assim que a «PRAKTIKE» de Evágrio é um tratado terapêutico do século IV cuja finalidade é permitir ao homem   conhecer sua verdadeira natureza «à imagem e à semelhança   de Deus  » (v. Imagem Semelhança), liberado de todas as suas malformações ou deformações patológicas. É neste sentido que se poderia traduzir a palavra «apatheia  », que empregam Evágrio e a tradição monástica do deserto  , não por «impassibilidade», mas por «estado   não patológico» do ser humano, se é verdade que a conversão, «é retornar disto que é contrário à natureza para o que lhe é próprio» (João Damasceno).

A PRAKTIKE é uma forma de psicanálise no sentido próprio do termo: análise dos movimentos da alma e do corpo, das pulsões, das paixões, dos pensamentos que agitam o ser   humano e que estão na base de comportamentos mais ou menos aberrantes. Assim, o elemento   essencial da PRAKTIKE no Deserto vai consistir em uma análise e uma luta   contra o que Evágrio chama os logismos   - logismoi, que se deve traduzir literalmente por «pensamentos».

Na tradição cristã, em seguida, se falará dos demônios ou dos «diabolos  » (literalmente: o que divide (dia) o homem nele mesmo, o lacera; é igualmente a etimologia da palavra hebraica «shatan», «o obstáculo»: o que se opõe à unidade   do homem, à união   com os outros, à união com Deus). Trata-se sempre de discernir no homem o que faz obstáculo à realização de seu ser verdadeiro, o que impede a expansão da vida do Espírito (Pneuma  ) em seu ser, seu pensamento   e seu agir.

Evágrio distingue oito «logismos - logismoi» na raiz de nossos comportamentos, que são oito sintomas de uma doença do espírito ou doença do ser que fazem que o homem seja «vício - viciado», aparte dele mesmo, em estado de «hamartia  ».


Evágrio Prática - Tratado da Prática — trad. Antonio Carneiro

Ver online : Philokalia