Página inicial > Antiguidade > Cristologia

Cristologia

sexta-feira 29 de julho de 2022

    

A Tradição   cristã fundamenta-se no Cristo  . O Cristo, na raiz da própria qualificação desta tradição, é o centro   do discurso de todos que seguiram este caminho, até por ser o Verbo   (Logos  ) que se fez carne  .

Esta breve incursão pela tradição cristã, embora dominante neste site, reúne apenas alguns expoentes desta imensa obra espiritual e complexo   discursivo que é o Cristianismo, a começar pela Vida e Palavras de Jesus Cristo.

Nas páginas seguintes, reúnem-se uma seleção   de escritos de alguns christophoros, buscadores ou já portadores conscientes do Cristo, e também daqueles pensadores e estudiosos da tradição cristã que comungam a máxima patrística "Deus   se fez homem   para que homem se faça Deus".

Um complemento necessário a este estudo é uma incursão pelo Gnosticismo  , tendo por principal guia   o Pe. Antonio Orbe  , a partir de sua obra CRISTOLOGIA GNÓSTICA e outros estudos notáveis.

A seção “Glossário” complementa de modo sistemático alguns termos fundamentais da Cristologia, ou seja, do “discurso do Cristo”, fundamentado enquanto discurso na linguagem e suas limitações diante do tema.


MICHEL HENRY  : Henry (ESV) – Eu Sou a Verdade

ALGUNS PENSADORES DESDE JERÔNIMO:

Ver online : CRISTO