Página inicial > Antiguidade > Odiar tua alma (Mt 10:39; Mt 16:25; Mc 8:35; Lc 9:24; Jo 12:25)

Odiar tua alma (Mt 10:39; Mt 16:25; Mc 8:35; Lc 9:24; Jo 12:25)

sexta-feira 22 de julho de 2022

    
39 Quem acha seu ser o perde; quem perde seu ser por minha causa  , o encontra. (Chouraqui  ; Mt 10:39)
 
25 Sim, quem quer salvar seu ser o perde; mas quem perde o seu ser por minha causa, o encontra. (Chouraqui; Mt 16:25)
 
 
24 Sim, quem quer salvar seu ser o perde; mas quem perde seu ser por minha causa, este o salva. (Chouraqui; Lc 9:24)
 
25 Quem ama seu ser o perde; quem odeia seu ser neste universo   o mantém para a vida em perenidade  . (Chouraqui; JoXII-24a26; Jo 12:25)

A tradução de psyche   por "ser" retira o peso de várias conotações agregadas à palavra   alma, trazendo sua interpretação   para algo mais próximo de seu sentido original. Há que se ter cuidado   para não entender o pronome "seu" como indicativo de posse, mas de simples designação; paradoxalmente, "ser" não pertence a alguém mas é "próprio  ". "Achar", "salvar", ou "amar  " "ser", portanto, pode se tratar, dependendo de "quem acha, salva ou ama", de uma pretensão ilusória fundada em atribuir pertencimento, posse, a "ser". "Perder" ou "odiar  " "ser", por conseguinte, é desprendimento  , antídoto contra o possessivo "eu separado  " que se atribui "mestre de si mesmo  " de modo ilusório.


Tomas de Aquino  : Catena aurea - MateusLucas; - João
Mestre Eckhart  : SERMÃO XVII
Roberto Pla  : Evangelho de Tomé - Logion 11

Roberto Pla se refere a esta passagem na explicação do logion: "Jesus   se refere em várias ocasiões a estas almas que descobrem com lucidez o Cristo que nelas oculto mora, mas não são capazes de negar sua alma (psyche = sua vida) "até o ponto de morrer  " em Cristo, porque se amam demasiado a si mesmas. Diz Jesus, e o terceiro evangelista o recorda que esta negação a tudo o que não seja a redenção deve alcançar à família antropológica completa pois só assim é possível seguir a Cristo e fazer-se "uno  " com ele."


Ananda Coomaraswamy  : ODIAR TUA ALMA