Página inicial > Antiguidade > Nothomb (HI:58-59) – “Pó e Cinza”
Nothomb (HI:58-59) – “Pó e Cinza”
quinta-feira 27 de outubro de 2022
“Pó e cinza” (em hebraico , ‘afar wa’efer, duas palavras sem raiz comum, mas quase homófonas). Quem não ouviu esta expressão de extrema humildade diante de Deus ? É frequentemente citado, mas aparece apenas três vezes em toda a Bíblia. Uma vez na boca de Abraão e duas vezes na boca de Jó. E cada vez no auge de um diálogo apaixonado e exigente, onde o crente apela à fidelidade de Deus e obtém satisfação, ainda que parcial. Não é, portanto, um grito de derrota, muito pelo contrário.
Se Abraão intercede por Sodoma e arranca de Deus a promessa de salvação para a cidade condenada, contanto que haja dez justos ali, Jó exige justiça para ele. Ele se compara como Abraão ao "pó e cinza" (Jb 30,19) e quando Deus finalmente se mostra a ele e o ouve, ele se arrepende, diz o texto, sobre "pó e cinza" (Jb 42,6). .
Mas “sobre pó e cinza” (al-’afar wa’efer) também significa em hebraico: “por conta de pó e cinza”. Podemos pensar que Abraão, como Jó, ousou dirigir-se a Deus neste tom, porque a leveza de sua natureza original lhes deu o direito de fazê-lo e porque o reivindicaram explicitamente.
Ver online : Excertos da obra de Paul Nothomb