Página inicial > Antiguidade > Plotino
Plotino
domingo 20 de março de 2022
VISITE NOSSO SITE DEDICADO AO PENSADOR; EXTRATOS, CITAÇÕES E COMENTÁRIOS
BIOGRAFIA
(resumo a partir de Pierre Hadot - «Plotin ou la simplicité du regard» -, um de seus principais pesquisadores e tradutores modernos)
Que sabemos de Plotino? Alguns detalhes, mas finalmente muito pouco. Possuímos uma vida do filósofo, escrita por volta de 301 DC, por seu discípulo Porfírio . Este conservou algumas notícias, alguns traços de caráter, a lembrança de algumas conversas com seu mestre. Mas este nada disse de seu passado antes de chegar à Roma, no tempo do imperador Felipe. Nada dizia de sua pátria, de seus ancestrais, de seus pais , de sua infância - como se recusasse a identificar o indivíduo Plotino, como se pretendesse reduzir sua vida a seu pensamento . Como traçar um retrato da alma de Plotino com dados tão esparsos.
Pode-se dizer que nos resta a obra, afinal existem 54 tratados filosóficos, reunidos por Porfírio, sob o título geral e artificial de Enéadas. Aí não temos um acesso a alma de Plotino?
Como todas as obras da Antiguidade , as Enéadas mantém seu compromisso com a tradição passada, nada de originalidade, inovação, a fidelidade à tradição é um dever . No caso, a exegese de Platão o caminho .
Nossos discursos nada têm de novo, e não são de hoje em dia, mas foram ditos há muito tempo, todavia sem serem desenvolvidos, e nossos discursos de agora são apenas exegeses dos antigos discursos; são os discursos de Platão ele mesmo que nos garantem que estas teorias são antigas. (Enéadas V 1,8)
Ver online : PLOTINO