Página inicial > Antiguidade > Plotino

Plotino

domingo 20 de março de 2022

      

VISITE NOSSO SITE DEDICADO AO PENSADOR; EXTRATOS, CITAÇÕES E COMENTÁRIOS
BIOGRAFIA
(resumo a partir de Pierre Hadot   - «Plotin   ou la simplicité du regard» -, um de seus principais pesquisadores e tradutores modernos)

Que sabemos de Plotino? Alguns detalhes, mas finalmente muito pouco. Possuímos uma vida do filósofo, escrita por volta de 301 DC, por seu discípulo Porfírio  . Este conservou algumas notícias, alguns traços de caráter, a lembrança de algumas conversas com seu mestre. Mas este nada disse de seu passado   antes de chegar à Roma, no tempo   do imperador Felipe. Nada dizia de sua pátria, de seus ancestrais, de seus pais  , de sua infância - como se recusasse a identificar o indivíduo   Plotino, como se pretendesse reduzir sua vida a seu pensamento  . Como traçar um retrato da alma   de Plotino com dados tão esparsos.

Pode-se dizer que nos resta a obra, afinal existem 54 tratados filosóficos, reunidos por Porfírio, sob o título geral e artificial de Enéadas. Aí não temos um acesso a alma de Plotino?

Como todas as obras da Antiguidade  , as Enéadas mantém seu compromisso com a tradição   passada, nada de originalidade, inovação, a fidelidade à tradição é um dever  . No caso, a exegese   de Platão   o caminho.

Nossos discursos nada têm de novo, e não são de hoje em dia, mas foram ditos há muito tempo, todavia sem serem desenvolvidos, e nossos discursos de agora são apenas exegeses dos antigos discursos; são os discursos de Platão ele mesmo que nos garantem que estas teorias são antigas. (Enéadas V 1,8)


Ver online : PLOTINO