Página inicial > Medievo - Renascença > Boehme Quotes IV

Boehme Quotes IV

domingo 20 de março de 2022

      

Retiradas da tradução oferecida pela SCA

Boehme   Quotes - CITAÇÕES POR CAPÍTULO DO LIVRO

"Enquanto Deus   me guia   com Sua mão   protetora, entendo aquilo que escrevi; mas quando Ele se oculta, não reconheço meu próprio   trabalho  ; isso prova a impossibilidade de penetrar os mistérios de Deus sem o auxílio do Espírito   Santo". (Cartas, X. 29).

"Esses escritos transcendem o horizonte   do raciocínio   intelectual, e seu significado interior   não pode ser alcançado através da especulação   e da argumentação; é preciso que a mente   esteja num estado   semelhante à Deus, iluminado pelo Espírito   da Verdade  ". (Cartas, XVIII. 9).

"Se alguém deseja me seguir na ciência das coisas, das quais escrevo, que sigam os vôos de minha alma   e não os de minha caneta." (Três Princípios..., XXIV. 2).

"Acima de tudo, examine consigo mesmo, o propósito de conhecer os mistérios de Deus, e se estais preparado a empregar aquilo que receber   para a glorificação de Deus e para o benefício do próximo. Você está pronto para morrer   inteiramente para sua vontade terrestre e egoísta, e desejas, sinceramente ser um com o Espírito? Aquele que não tiver tais propósitos elevados, e busca apenas um conhecimento que satisfaça o seu eu, ou para ser admirado pelo mundo, não está apto   a receber tal conhecimento". (Clavis, II. 3).

"Se alguém deseja me seguir, que não seja intoxicado pelos pensamentos e desejos terrestres, mas que seja cingido pela espada do Espírito, pois terá que descer à terrível profundidade, por não dizer ao meio do reino do inferno. É muito duro   lutar contra o demônio entre o céu e a terra  , por ele ser um poderoso senhor. Durante tais batalhas passei por experiências amargas, que encheram meu coração   de dor  . Frequentemente o sol desaparecia da minha vista, mas depois surgia novamente e quanto mais o sol se punha, mais lindo, claro e magnífico era o seu raiar". (Aurora  , XIII. 20).

"Quem lê esses escritos e não pode compreendê-los, não deve colocá-los de lado, imaginando que nunca serão compreendidos. Deve buscar mudar   a sua vontade, elevar sua alma à Deus, rogando-lhe a graça   e a compreensão  , e então ler novamente. Com certeza  , irá perceber mais verdade do que antes, até que por fim o poder da vontade de Deus se manifeste nele, atraindo-o para as profundezas, para o fundamento supranatural — isto é dizer, na eterna unidade   de Deus. Então ele irá ouvir   as reais mas inexprimíveis palavras de Deus, que irão conduzi-lo através da radiação   divina da luz celestial, mesmo com as formas mais grotescas da matéria terrestre, e daí novamente de volta para Deus; e o Espírito de Deus irá buscar todas as coisas nele e com ele". (Clavis, Prefácio, 5).