Página inicial > Antiguidade > Richard Temple – limites da palavra escrita
Richard Temple – limites da palavra escrita
sexta-feira 25 de março de 2022
Muitas vezes a aproximação de certas ideias filosóficas e místicas associadas ao esoterismo se dá através de palavras. De acordo com algumas escolas de pensamento , há um nível além em que a palavra escrita cessa de ser um veículo útil para a comunicação de ideias muito elevadas. Neste estágio, que pode ser chamado o nível do silêncio, as ideias tomam algumas das qualidades de emoção e intuição , qualidade que procedem em um diferente tempo das funções mentais. Isto é porque os maiores escritos sagrados não são escritos de acordo com as convenções de literatura, e parecem falar em enigmas, cheios de mistérios e enigmas poéticos; estão falando para níveis em nós que estão acima de nossa mente ordinária.
A limitação dos livros é que comunicam em uma situação onde o contato humano entre escritor e o leitor é ausente. Nenhum tem a oportunidade de levar em conta a experiência, conhecimento, possibilidade espirituais e emocionais do outro. E ainda, para a transmissão de conhecimento mais alto, tal relacionamento é essencial. Além dos estágios preliminares, a transmissão não pode ter lugar sem o ensinamento direto de pessoa a pessoa. Cristo , como todos grandes mestres, ensinou oralmente. E aqueles que receberam ensinamento diretamente, também, por sua vez, ensinam oralmente. Disto foi estabelecida a "tradição oral", que é mais importante e mais direta do que a tradição escrita, mas que é invisível ao historiador.
Um mestre conhece como preparar o solo, sabe quais são os estudos preliminares e exercícios que capacitarão o estudante a compreender ideias mais altas e apreender pensamentos que não podem ser percebidos pela parte ordinária da mente. Como se vê no estudo da Philokalia , este trabalho preparatório inclui os lados emocional e físico de um homem assim como o mental. Sem tal equilíbrio, essa abordagem multilateral a mente só não pode garantir que as ideias esotéricas não ser á distorcida.
A participação em um mais alto conhecimento está condicionada por uma estado de ser mais alto. Neste nível as palavras têm um valor diferente daquele que têm em nosso nível ordinário. Podem ser veículos para um certo nuance de sentimento, um momento de insight ou intuição, uma emanação de uma energia psíquica altamente refinada. Tendo servido seu propósito são instantaneamente dispensadas; é a energia, e não as palavras, que podem continuar a agir positivamente.
Ver online : Richard Temple