Página inicial > Antiguidade > Kingsley (Reality:62-63) – Parmênides - iniciado
Kingsley (Reality:62-63) – Parmênides - iniciado
sexta-feira 7 de outubro de 2022
Desde o início de seu poema, Parmênides se apresenta como um iniciado. Ele se refere a si mesmo imediatamente, usando uma expressão iniciática padrão, como “o homem que conhece.” Sua descida em vida ao submundo foi uma jornada que apenas um iniciado ousaria ou seria capaz de fazer. Todos os sinais , que só um tolo escolheria passar em branco, são que este é um texto para iniciados.
Mas entre os gregos antigos a linguagem da iniciação era, acima de tudo, a linguagem dos enigmas. Para eles, iniciação e mistérios e enigmas andavam de mãos dadas. O processo formal de iniciação era muitas vezes estruturado em torno de enigmas que eram deliberadamente usados para testar as pessoas, para afastar aqueles que são facilmente desencorajados, enganar aqueles que ficam felizes em serem enganados.
Então, quando a deusa começa a falar com Parmênides imediatamente na forma de um enigma , uma coisa deve ficar bem clara. Este poema não é só para iniciados, não é um texto que só fala a quem já conhece.
É, em si, uma iniciação – o ponto de partida para entrar em outro mundo.
Ver online : Peter Kingsley – Reality