Página inicial > Antiguidade > Aristóteles

Aristóteles

quinta-feira 24 de março de 2022

Aristóteles  



Segundo Sorabji  , Aristóteles   influenciou muito o pensamento de Plotino  , não seja enquanto criticável. Por exemplo, através de Alexandre de Afrodisias e do tratado Mantissa, muito do qual pode ser deste Alexandre, Plotino   reuniu elementos para suas reflexões sobre o intelecto ativo, que Aristóteles   localizava no seres humanos como sendo o Divino em nós residente. O tratado Mantissa distingue a maneira pela qual o intelecto humano ordinário e o simples intelecto divino são autoconscientes. Plotino   faz eco do relato de Alexandre da auto-intelecção humana, mas reserva a simplicidade total para uma divindade mai alta que o divino Intelecto, que denomina o Uno.

Plotino   discutiu Alexandre em seus seminários em Roma no meio do século III dC, mas também teve contato com os críticos de Aristóteles   e deles fez uso. Por exemplo, se queixava que as categorias de Aristóteles   não cobriam as tão importantes Formas Platônicas Tratado 42  . Uma melhor classificação da realidade era a distinção de Platão   no Sofista   de cinco Grandes Espécies Tratado 43  . Mesmo para o mundo sensível, somente quatro das categorias de Aristóteles   eram úteis, e isto de maneira modificada Tratado 44  .

Mas um movimento decisivo o discípulo de Plotino  , editor e biógrafo, Porfírio  , restaurou Aristóteles   ao syllabus da literatura Ocidental de uma vez por todas. As Categorias de Aristóteles  , disse, não eram sobre coisas, mas sobre palavras na medida que elas significam coisas, e palavras se aplicam primariamente ao mundo sensível, não ao mundo das Formas Platônicas.

Porfírio   escreveu comentários sobre muitas obras de Aristóteles   e uma Introdução (Isagoge  ) a Aristóteles  . Comentários neoplatônicos, desde então, com poucas exceções, mais e mais representavam os cursos dados a estudantes.


Ver online : ARISTÓTELES