Página inicial > Oriente > Wei Wu Wei

Wei Wu Wei

sábado 30 de julho de 2022

      

Entre 1958 e 1974 uma série de oito livros apareceram atribuídos a um misterioso ‘Wei Wu Wei  ’. Além dos livros também houveram ensaios em vários periódicos durante os anos 1960. Estes trabalhos fazem referência a diferentes fontes, tais como: Taoismo, especialmente à obra de Lao Tzu   e Chuang Tzu  ; Budismo, em particular as Sutras do Coração  , do Diamante e Lankavataraa; e também ao Budismo Chan (chinês) ensinado por Hui Neng, Huang Po  , Hui Hai e outros; assim como aos ensinamentos de Padma Sambhava e Sri Ramana Maharshi  , entre outros.

A identidade de ‘Wei Wu Wei’ não foi revelada a não ser após sua morte. Um anonimato exigido pelo autor, mas que hoje permite algumas indicações. Trata-se de um irlandês de família bem estabelecida que recebeu sua educação   em Oxford. No início se interessou por Egiptologia, seguindo um período de engajamento com o movimento   das artes, na Inglaterra dos anos 1920 e 1930, onde teve uma certa influência sobre dramaturgos, poetas e artistas.

Voltou-se totalmente para a busca espiritual, começando pela filosofia e a metafísica, o que o levou a viajar pela Ásia e estagiar muito tempo   no ashram de Sri Ramana Maharshi na Índia. Em 1958 publicou seu primeiro livro, tendo ao longo deste tempo, até seu falecimento em 1986, aos 90 anos, encontrado-se com muitos caminhantes, como Lama Anagarika Govinda, Hubert Benoit, John Blofeld  , Douglas Harding, Robert Linssen, Arthur Osborne, Robert Powell e Dr. Daisetz Suzuki  .


Por que és infeliz? Porque 99% de tudo que pensas, tudo que fazes, é para ti mesmo — e não há um.

Ver online : WEI WU WEI