Página inicial > Medievo - Renascença > Boehme – Vida além dos sentidos (15-21)
Boehme – Vida além dos sentidos (15-21)
segunda-feira 17 de outubro de 2022
15 «Como a mim , pobre homem , poderia bem me advir de ascender pelo coração a este lugar onde não está nenhuma criatura?
— Ó meu caro discípulo, lhe respondeu o Mestre com grande benevolência, se tua vontade pudesse uma só hora se desprender de toda criatura e se lançar neste lugar onde não está nenhuma criatura, ela seria revestida do mais alto brilho da majestade de Deus . Ela saborearia nela o amor o mais doce de Nosso Senhor Jesus Cristo , que nenhum homem não poderia exprimir, e experimentaria nela as palavras inexprimíveis de Nosso Senhor Jesus Cristo em sua grande misericórdia.
«Ela sentiria nela que a Cruz de Nosso Senhor o Cristo mudou-se para ela em um suave benfazer . E ela amaria melhor conquistar isto que todos as honras e todos os bens do mundo.»
16 Mas que adviria de seu corpo, posto que deves viver na criatura?
— O corpo seria posto à imitação de Nosso Senhor o Cristo que dizia que seu reino não era deste mundo. Ele começaria do lado de fora e do lado de dentro a morrer .
«Fora, à vaidade e às más ações do mundo: e se tornaria inimigo e contrário a toda lascividade.
Dentro, a toda concupiscência e inclinação má: e receberia verdadeiramente um sentido e um querer novo, que seriam continuamente voltados para Deus.
17 «O mundo no entanto o odiaria e o desprezaria porque lhe seria preciso contradizê-lo e viver de outro modo, e agir de outro modo que ele?
— Ele disso não se preocuparia como se se encontrasse tocado de uma infelicidade.
«Ao contrário, ele se deleitaria de ter se tornado digno de assemelhar à imagem de Nosso Senhor o Cristo, e levaria voluntariosamente a seu exemplo esta Cruz, a fim que ele nele faça correr seu muito doce amor.
18 Mas que adviria dele se, de dentro, a cólera de Deus, e de fora, a malignidade do mundo o assaltassem, como adveio a Nosso Senhor o Cristo?
— Lhe adviria como a Nosso Senhor o Cristo.
«Quando ultrajado e crucificado pelo mundo e pelos sacerdotes , remeteu sua alma entre as mãos de seu Pai e deixou a angústia deste mundo pela alegria eterna.
«Ele também, deixando o escárnio e a angústia do mundo, penetraria nele mesmo no grande amor de Deus, e seria fortificado e mantido pelo muito doce Nome de Jesus.
«Veria e sentiria nele um mundo novo penetrar através da cólera de Deus. Enveloparia sua alma e teria todas as coisas por indiferentes: que o corpo esteja no inferno ou sobre a terra , desde que seu coração esteja no maior amor de Deus.»
19 «Mas como seu corpo seria alimentado no mundo, como alimentaria os seus se a desgraça do mundo inteiro caísse sobre ele?
— Ele recebe uma graça maior que o mundo não pode oferecer , pois tem Deus e todos seus anjos por amigos, que o protegem em toda necessidade .
«Deus é sua alegria em todas as coisas: e se parece que deseja esta alegria, isto não é portanto senão uma provação e uma atração do amor a fim de que ore a Deus mais ainda e Lhe remeta todas suas vias. »
20 “Mas ele perde todos os seus bons amigos, e não há ninguém por perto para ajudá-lo em necessidade?
— Ele recebe como propriedade o coração de todos os bons amigos e só perde seus inimigos, que antes amavam apenas sua vaidade e sua malignidade.
21 “Como é que ele recebe propriamente bons amigos?
Ele recebe como irmãos e membros de sua própria vida as almas de todos aqueles que pertencem a Nosso Senhor Jesus: pois em Cristo os filhos de Deus são um , que é Cristo em todos. É por isso que ele os recebe todos como membros corporais em Cristo: porque eles têm bens celestiais em comum e vivem no mesmo amor de Deus, como os ramos da árvore vivem da mesma seiva.
"Da mesma forma, não pode faltar amigos externos e naturais, como também não faltou a Nosso Senhor, o Cristo. Ainda que os sacerdotes e os poderosos deste mundo não quisessem amá-lo, aqueles que não pertenciam e não eram seus membros e seus irmãos, mas eles amavam aquele que era capaz de suas palavras.
“Assim, então, também amar ão aquele que ama a verdade e a justiça. Eles se juntariam a ele como Nicodemos à noite se juntava a Jesus, aquele que em seu coração amava Jesus por causa da verdade e exteriormente odiava o mundo.
“Ele terá assim muitos bons amigos que não são conhecidos por ele. »
Ver online : Jacob Boehme