Página inicial > Imaginal > Gusdorf Hermeneutica

Gusdorf Hermeneutica

terça-feira 22 de março de 2022

      

GEORGES GUSDORF   — AS ORIGENS DA HERMENÊUTICA

A hermenêutica, o trabalho   de interpretação é a arte e a técnica da leitura. Textos e documentos não oferecem um acesso direto ao sentido. Não se lê em transparência como se vê uma pedra   na água do riacho. Um texto deve ser interpretado. O texto antigo é obscurecido pelas sedimentações dos séculos e o distanciamento das mentalidades. para manter viva a memória d a humanidade, é preciso regenerar o espírito da letra  , despertar   o sentido dentre os mortos.

Na tradição do Ocidente, a obra de compreensão nasceu em Alexandria, pelo cuidado   dos bibliotecários do Museu, inventores do classicismo. Ao depósito das humanidades helênicas se adicionou àquele dos textos bíblicos judaico  -cristãos, Palavra de Deus   fixada em Escrituras  , que os clérigos devem interpretar escalando a escarpa da degradação do sentido. Os guardiães da fé encarregam-se da conservação de uma verdade ameaçada de esquecimento  , que deve ser reativada para evitar que não se perca, à maneira de tantos idiomas desaparecidos. Os homens de cultura — heróis obscuros da erudição filológica, da exegese   e da hermenêutica compreensiva — garantem a manutenção do Templo   da Memória.

Este livro de Gusdorf se inscreve em um empreendimento ao mesmo tempo científico e pedagógico que foi toda sua obra sobre o Romantismo  . (resumo da apresentação editorial do livro; nossas páginas em caixa alta e link)

  • Origens
    — * -* A IDADE DE OURO DA HERMENÊUTICA ALEXANDRINA
    — * -* SURGIMENTO DA HERMENÊUTICA JUDAICO-CRISTÃ
    — * -* HERMENÊUTICA CRISTÃ PATRÍSTICA
    — * -* EXEGESE MEDIEVAL
    — * -* FILOLOGIA CLÁSSICA E FILOLOGIA SAGRADA NA RENASCENÇA
    — * -* A HERMENÊUTICA BÍBLICA NOS SÉCULOS XVII E XVIII
    — * -* DA EXEGESE À HERMENÊUTICA
  • A hermenêutica romântica
    — * -* O SABER ROMÂNTICO E AS UNIVERSIDADES
    — * -* A LEITURA DOS TEXTOS
    — * -* INTERPRETAÇÃO, COMPREENSÃO
    — * -* O estabelecimento do sentido
    — * -* A hermenêutica de Schleiermacher
  • O modelo biológico nas ciências humanas
    — * -* A categoria da vida nas ciências humanas
    — * -* A hermenêutica organicista