Página inicial > Arte e Simbolismo > al-hikma

al-hikma

domingo 20 de março de 2022

    

Jean-Louis Michon: LE SOUFI MAROCAIN AHMAD IBN AJIBA

A «sabedoria  » é o fato de portar uma coisa à perfeição e de torná-la prestigiosa. Trata-se da ciência (al-ilm), a sabedoria consiste a realizar e a agir segundo ela; no discurso, a sabedoria é a concisão aliada à riqueza   do sentido; nos atos, a sabedoria reside no domínio   e na perfeição. Diz-se que «a sabedoria desceu sobre três povos: na língua dos árabes, na mão   dos chineses e na inteligência   dos gregos. Mas Deus   é mais Sábio  !

Usando a divisão   habitual do autor, em suas definições: a sabedoria consiste, para o vulgar  , em possuir o domínio das coisas exteriores e a saber torná-las prestigiosas; para a elite, é a mesma capacidade aplicada às coisas interiores e acompanhadas também da perfeição exterior  : é sábio, por exemplo, o homem   que é sincero e desinteressado em seus atos, ou aquele cujo coração   está desprendido do mundo e a mente   presente   diante do Adorado no momento da oração  ; enfim, para os eleitos da elite, a sabedoria é idêntica a gnose (marifa) e à retidão  , de modo que o sábio é aquele que seu estado   de união   (jam) não vela seu estado de separação   (farq) e que seu estado de separação não vela seu estado de união. Assim cada um recebe segundo seu direito e é tratado segundo equidade.

Algazel   disse: «O sábio (al-kakim) possui a sabedoria. Quanto à sabedoria, é o conhecimento das mais nobres coisas pelas mais nobres ciências. Ora, a maior de todas as coisas, é Deus o Altíssimo. Já se disse que Ele só pode se conhecer em si tal qual Ele é, pois Ele é o Sábio eterno, cujo desaparecimento é inconcebível, [o Conhecente] inteiramente conforme ao conhecido, Aquele que não alcançam nem a obscuridade nema a dúvida.