Página inicial > Arte e Simbolismo > Cosmologia Masdeísta

Cosmologia Masdeísta

domingo 20 de março de 2022

      

Henry Corbin  : CORPO ESPIRITUAL E TERRA   CELESTE

A visão   masdeísta divide a totalidade pensável em uma altura infinita de Luz na qual de toda eternidade   habita Ohrmazd (avéstico Ahura Mazda  ), o «Senhor Sabedoria  » — e um abismo   insondável de Trevas que guarda   o Antagonista, o Contrapoder de negação, de desintegração e de morte, Ahriman (avéstico Angra Mainyu). Entre Poder de Luz e Contrapoder de Trevas nada há em comum: nenhum compromisso de coexistência, mas combate   sem trégua do qual nossa Terra, e com ela toda a Criação visível, é o teatro  , até a consumação   do Aion, a apokatastasis   ou «restabelecimento» que porá fim à mistura (gumechishn) pela separação   (vicharishn) rejeitando em seu abismo os Contrapoderes demoníacos.

É um traço   característico da visão zoroastriana que o Senhor Sabedoria apareça sempre cercado de seis Poderes de Luz com os quais ele mesmo (como primeiro e como sétimo) forma a Heptade divina suprema. São estes Sete Poderes que são designados como os Amahraspands (avéstico Amerta Spenta), nome que se traduz correntemente por «os Santos Imortais», sua santidade   se entendendo não de um atributo canônico, mas de uma Energia transitiva, ativa e ativante, que comunica o ser, o confirma e o faz superabundar em todos os seres. São estes Sete Poderes que são designados correntemente também como os Arcanjos zoroastrianos.

SEGUE: Arcanjos Zoroastrianos - ARCANJOS ZOROASTRIANOS; Anjos   Masdeístas - ANJOS DO MASDEÍSMO; Xvarnah - LUZ DE GLÓRIA