Página inicial > Antiguidade > Kingsley (Reality:32-33) – iniciação
Kingsley (Reality:32-33) – iniciação
quinta-feira 6 de outubro de 2022
Quando se chega à conexão entre a jornada de Parmênides e a prática da incubação, as coisas começam a ir para seu devido lugar.
Por exemplo, quando Parmênides encontra a deusa que vai ensiná-lo tudo que vai formular com tanto cuidado no resto de seu poema, ela se dirige a ele como «kouros »: uma palavra que significa «jovem homem », «garoto», «noviço».
O termo grego «kouros» não se refere somente a idade física. Apontava para um vasto complexo de tradições e rituais associados com bravura, masculinidade, iniciação — e, em particular, com a jornada iniciatória a um outro mundo.
Esse outro mundo é o mundo dos deuses onde o «kouros» descobre uma fonte de alimento e orientação que nada no mundo ordinário dos humanos pode jamais lhe dar; onde se tiver sorte, prote ção divina, pode encontrar a divindade que se tornará seu pai imortal e mestre e guia .
Outro grego que merece menção junto com Parmênides, a este respeito, é Epimênedes. Ele veio de Creta, uma ilha no Mediterrâneo oriental não longe da costa da Turquia. Ele também escreveu poesia; fez relatos do que aprendeu no submundo. E sempre se notou como — assim como Parmênides — marcava um ponto ao descrever seus encontros diretos em outro mundo com figuras míticas da Justiça e Verdade.
A história sobre ele segue contando que depois destes encontros se tornou famoso por seu papel em fazer leis: bem conhecido como um executor da justiça em seu próprio direito. Não é coincidência que Parmênides, de acordo com as melhores fontes, também se tornou um famoso legislador para sua própria cidade.
E na ilha de Creta o povo se dirigia a Epimênedes, em seu próprio dialeto, como um «kouros». Isto, também, é mais do que coincidência. Pois sabemos que as tradições antigas do «kouros» em Creta tinham fortes ligações com as tradições de «kouros» em outro lugar em particular, Foceia — a casa dos ancestrais de Parmênides antes de sua viagem para o ocidente para se estabelecerem em Eleia.
Epimênides tinha também a reputação como um bem sucedido curandeiro e profeta (iatromantes). Somos informados que recitava sua poesia para obter curas. As leis que ajudou criar vieram a ele através de profecia : através de sua habilidade para ver como a justiça é conduzida em outro mundo. E o propósito dessas leis era curar cidades assim como pessoas.
Uma tradição descreve como Epimênedes se tornou um iatromante depois de dormir por anos em uma gruta e ser carregado, enquanto jazia aí sem movimentos, em um estranho mundo de Justiça e Verdade.
Em outras palavras: ele foi ensinado tudo que sabia através da prática da incubação.
Ver online : Peter Kingsley – Reality