Página inicial > Imaginal > CC-CaminhoCoracao

CC-CaminhoCoracao

domingo 20 de março de 2022

    

Ser um guerreiro não é simplesmente um affaire de desejo: é o combate   de toda uma vida.

Sem a consciência   da morte, êle será apenas um homeme ordinário implicado em atos ordinários.Ele não terá o poder e a concentração indispensáveis para transformar seu tempo ordinário sobre a terra   em poder mágico.

Mas se preocupar permanentemente com a morte coagirá todo homem   a se concentrar sobre si, e isto seria debilitante. Logo a segunda coisa que se tem necessidade   para ser um guerreiro é o desprendimento  . A idéia de morte, em lugar de levar a obsessão, vira indiferença.

Um homem desprendido, homem que sabe que não tem a possibilidade de evitar a morte, tem apenas uma coisa sobre a qual pode se apoiar: o poder de suas decisões. Ele deve ser por assim dizer o mestre de suas escolhas. Ele deve claramente compreender que sua escolha   depende dele apenas e que uma vez feita, não há mais tempo para o pesar ou as lamentações.

O conhecimento da morte o torna destacado e robusto.

Deve-se sempre escolher o caminho   que tem coração  , disse Don Juan, de maneira a estar sempre no melhor de si-mesmo, talvez para sempre rir.

Para mim  , somente percorrer os caminhos que tem coração, não importa que caminho que tenha coração. É isto que eu percorro, e a única prova válida é atravessá-lo em toda sua extensão  . E lá eu o percorro olhando, olhando, a respiração suspensa.

A vida de um guerreiro não pode ser fria, solitária e desprovida de sentimento   para aqueles que ama.

A todos os momentos um guerreiro deve dar sinais   de amizade  .