Página inicial > Medievo - Renascença > Ambrósio Ovelha Perdida

Ambrósio Ovelha Perdida

domingo 20 de março de 2022

    

Obras de San Ambrosio  , I, Tratado sobre el Evangelio de San Lucas, Biblioteca de Autores Cristianos (BAC), Madrid, 1966, 655 p., edición bilingüe preparada por el padre   Manuel Garrido Bonaño, O.S.B.

Tradução de Antonio Carneiro das páginas 455 , 456 e 457

207. Quem há de vós — disse — que, tendo cem ovelhas e perde uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto   e vai buscar a perdida ? Um pouco mais acima aprenderam como é necessário desterrar a negligência, evitar a arrogância, e também adquirir a devoção e a não se entregar aos quefazeres deste mundo, nem antepor os bens caducos aos que não tem fim; mas, posto que a fragilidade humana não pode conservar-se em linha reta no meio de um mundo tão corrompido, esse bom médico   lhe proporcionou remédios contra esses erros, e esse juiz misericordioso lhe ofereceu a esperança   do perdão. E, assim, não sem razão  , São Lucas narrou por ordem tres parábolas: a da ovelha perdida e depois achada, a do dracma que se extraviou e foi encontrado, e o filho que havia morrido e voltou para a vida; e tudo isso para que, com este triplo remédio, possamos curar nossas feridas, pois uma corda tripla não se rompe (Ecl 4, 12).

208. Quem é este pai, esse pastor e essa mulher   ? Acaso não representam a Deus   Pai, a Cristo   e a Igreja   ? Cristo lhe leva nos ombros, a Igreja lhe busca e o Pai lhe recebe. Um porque é Pastor, não cessa de levar-lhe; a outra, como mãe, lhe busca sem cessar, e o Pai volta a lhe vestir. O primeiro, por obra de sua misericórdia  ; a segunda cuidando-lhe, e o terceiro, reconciliando-lhe com Ele. Para cada um deles se enquadra perfeitamente uma dessas qualidades: o Redentor vem para salvar, a Igreja dá assistência e o Pai reconcilia. Em todo atuar divino   está presente   a mesma misericórdia, ainda que a graça   varie segundo nossos méritos. O Pastor chama a ovelha cansada, é achado o dracma que se havia perdido, e o filho, por seus próprios passos, volta ao pai e volta à ele plenamente arrependido do erro   que lhe acusa sem cessar. E por isso, com toda justiça, se escreveu: Tu Senhor, salvarás aos homens e aos animais (Sal 35, 7). E quais são estes animais ? O profeta disse que a semente   de Israel   era uma semente de homens e a de Judá uma semente de animais (Jer 31, 27). E por isso Israel é salva como um homem   e Judá recolhida como uma ovelha. Pelo que se refere a mim, prefiro ser filho que ovelha, pois ainda que esta seja solicitamente procurada pelo pastor, o filho recebe a homenagem de seu pai.

209. Regozijemos, pois, já que aquela ovelha que havia perecido em Adão  , foi salva em Cristo. Os ombros de Cristo são os braços da Cruz. Nela depositei meus pecados, e sobre a nobreza deste patíbulo descansei. Esta ovelha é uma em quanto ao gênero  , mas não em quanto à espécie; pois todos nós formamos um só corpo (1 Cor 10, 17), ainda que sejamos muitos membros, e por isso está escrito: Vós sois o corpo de Cristo e membros de seus membros (Ibid., 12, 27). Pois, o Filho do homem veio salvar o que havia perecido (Lc 19, 10), quer dizer, a todos, posto que assim como todos morreram em Adão, assim em Cristo todos serão vivificados (1 Cor 15, 22).

210. Trata-se, pois, de um rico pastor cujo poder nós somos nada mais que uma centésima parte. Ele tem inumeráveis rebanhos de anjos  , arcanjos, dominações, potestades, tronos (Col 1, 16) e outros mais que os deixou no monte. Os quais, posto que são racionais, não sem motivo, se alegram da redenção dos homens. Ademais, o que cada um considere que sua conversão proporcionará uma grande alegria   aos coros dos anjos, os quais tem algumas vezes o dever   de exercer seu apoio e outras atividades como o separar do pecado  , é, certamente, de um grande proveito para avançar no bem. Esforça-se, pois em ser uma grande alegria para esses anjos que se enchem de fruição por meio de sua conversão.