Página inicial > Antiguidade > Falsos Cristos e Profetas

Falsos Cristos e Profetas

domingo 24 de julho de 2022

      

Mc 13:21-23

Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo  ! ou: Ei-lo ali! não acrediteis. Porque hão de surgir   falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais   e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos. Ficai vós, pois, de sobreaviso; eis que de antemão vos tenho dito tudo. (Mc   13:21-23)

Mt 24:23-28

Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto  ; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa  ; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho   do homem  . Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. (Mt   24:23-28)

Lc 21:7-11

Perguntaram-lhe então: Mestre, quando, pois, sucederão estas coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir? Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou   eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles. Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não ser  á logo. Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. (Lc   21:7-11)


Roberto Pla  

21) Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo ali! não acrediteis.

Se buscais o Cristo oculto  , não o busqueis “aqui”, ou “ali”, ou em qualquer parte; porque o Cristo oculto não está “aqui”, ou “ali”, embora os digam que está, senão difundido em todos os homens como seu verdadeiro Ser, isto é, com o centro   em seu Ser puro.

O Cristo oculto é sempre e somente o si mesmo   de cada um, o conhecedor, e não pode ser conhecido, porque ao ser ele o conhecedor, quem poderá conhecê-lo?

Por isso dizia Jesus: Se não credes que Eu Sou...

22) Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos.

Muitos viram no binômio “sinais e prodígios” um “recurso” de Marcos aos portentos do Êxodo, segundo o relato de Jeremias: “Fizestes sinais e prodígios no Egito  , de onde sacastes a teu povo Israel  ” (Jr 32, 20-21).

Segundo a vertente oculta, esse é, com efeito, o sentido do versículo de Marcos: nenhum daqueles dos que se diz que estão “aqui”, ou “ali”, é o Cristo oculto, o Ser. E este, só e único, é o verdadeiro Filho do Homem  .

Ele é o que quando chegue o Dia de sua Vinda levará a seus eleitos, aos que presenciarão sua Luz e a sustentar  ão, “a outra margem”.

23) Ficai vós, pois, de sobreaviso; eis que de antemão vos tenho dito tudo.

As predicações da parábola terminaram e o capítulo se encerra com uma exortação para todos os seguidores de Cristo: “Vigiai, posto que sois filhos da luz, filhos do Dia” (1Ts 5,5). Como não sois filhos da noite não deveis dormir  , senão estar despertos, atentos, de sobreaviso; para que a semente   da Palavra cresça em vós mais rapidamente, para que a voz do mundo não os sirva de embriaguez  , e não os impeça de constituir-vos em eleitos.

Bem-aventurado   o que está em vigia” (Ap 16,15), porque ele se vestirá de conhecimento e verá ao Filho do Homem. (Evangelho de Tomé - Logion 11)