Página inicial > Antiguidade > nefes

nefes

domingo 20 de março de 2022

      

Mario Satz

Entre os sufis, é imprescindível que o iniciado   passe por sete   fases de preparação até alcançar uma personalidade completa, isto é, a plena realização  . Tais fases levam nomes específicos compostos pela palavra nafs (alma   ou alento) seguida de adjetivos descritivos dos degraus a serem galgados até se chegar à purificação. Assim, nafs-i-ammara é o aspecto "depravado", "dominante"; nafs-i-lawwama é o "acusador"; nafs-i-mulhama é o "inspirado"; nafs-i-mutmainm é o "sereno"; nafs-i-radiya é o "realizado"; nafs-i-mardiyyaé o que "realiza"; e, nafs-i-safiyya wa kamila, representa o "perfeito". Desta forma buscam os sufis a ascensão da nafs de maqam em maqam ("lugares", "aposentos") até a compreensão do ruah - ruh ("espírito").

Michel Chodkiewicz

La palabra nafs (hebreo nefesh) tiene muchos significados. Empleada sin adjetivo designa, según la definición de Jurjani ("Ta’rifat", El Cairo 1357/1938, s.v.) "La substancia vaporosa, sutil  , que es el asiento de la fuerza vital, de la percepción sensorial y de la motricidad voluntaria", y se traduce generalmente por "alma". Se comprobará más adelante, sobre la base de ejemplos coránicos, que combinada con diversos epítetos puede también aplicarse, entre otras acepciones, a la "ciencia de la Vía" (’iIm al-suluk), a los estadios sucesivos del itinerario iniciático. [Notas ao Tratado da Unidade  ]

Roberto Pla

Mas o que é este plasma (“nascido à imagem de Jesus   o Vivente” do Apocalipse   de Pedro  )? Como se pode interpretá-lo ? A plasis   do Gênesis (vide Antropología de San Ireneo)? Segundo se diz no Paraíso insuflou Deus   esse sopro que em hebreu   se chama “nefes” e que costuma explicar-se como um sopro de vida individual, animal  , vinculado ao corpo, quer dizer, como o “sujeito  ” dos impulsos físicos, do desejo, das paixões, da sensação  , e que só exerce sua vida, não isenta de irracionalidade, no corpo, e morre com ele. Este sopro, a nefes é, em certo modo, uma imagem deformada e interior da consciência media do homem   não degenerado, pois esta consciência se inscreve em sua vida animal.

Quando no Gênesis diz: “Só deixareis de comer a carne   com sua alma, quer dizer, com seu sangue  , se identifica nefes com o sangue ao qual está aderida. A nefes, levada miticamente pelo sangue, é a alma enquanto paixão, desejo, etc ... (Evangelho de Tomé - Logion 25; Evangelho de Tomé - Logion 87)