Página inicial > Medievo - Renascença > Teofano Dobrotolubiye

Teofano Dobrotolubiye

terça-feira 29 de março de 2022

    
  •  =PHILOKALIA   - DOBROTOLUBIYE=-

    Tradução russa de Teofano o Recluso  

    Excertos de Escritos da Philokalia - WRITINGS FROM THE PHILOKALIA ON PRAYER OF THE HEART, E. Kadloubovsky e G.E.H. Palmer, publicado pela Faber and Faber, 1951
    DOBROTOLUBIYE (PHILOKALIA ou o Amor do Bem)
    INTRODUÇÃO: (NT: Esta é a Introdução à tradução russa do grego)

    Oferecendo aos amantes da leitura espiritual uma tradução russa da conhecida ‘Philokalia’, com certas adições, consideramos necessário dizer algumas poucas palavras sobre o que a Philokalia representa.

    O termo «Dobrotolubiye» é a tradução do título grego do livro, «Philokalia», que significa amor do belo, do exaltado, do bem. Mais precisamente contém uma interpretação   da vida secreta em nosso Senhor Jesus Cristo  . A vida secreta em nosso Senhor Jesus Cristo, que é a verdadeira vida cristã, começa, se desenvolve e eleva-se à perfeição (para cada qual segundo sua própria medida), através da boa vontade de Deus   o Pai  , pela ação da graça   do Espírito Santo   presente   em todos os cristãos, e sob a direção   do Senhor Jesus Cristo Ele mesmo, que prometeu conosco permanecer por todo tempo.

    A graça de Deus clama todo homem   a tal vida; e para todo homem não é apenas possível mas obrigatório, pois é a essência   da Cristandade. Nem todo aquele que é chamado dela participa, e nem todo aquele que realmente participa, o faz em igual medida. Os escolhidos entram nela e gradualmente sobem alto por seus degraus.

    As manifestações desta vida, assim como as riquezas do reino onde ela se revela, não são menos abundantes e variadas do que as manifestações da vida ordinária. E, se fosse possível claramente compreender e descrever tudo que tem lugar aí: peirasmos   - ataques hostis e tentações, agon   - combates e vitórias, quedas e recuperações, o nascimento e o fortalecimento de várias manifestações da vida espiritual, graus de progresso geral e o estado   da mente   e do coração   correspondente a cada um destes graus, a interação   em tudo da graça e liberdade, as sensações de Deus estando perto ou longe, a percepção do poder da providência - Providência de Deus sobre tudo e a própria rendição final e irrevogável às mãos de Deus, a renúncia   de todos seus métodos próprios de atividade  , junto com uma constante e intensa atividade   - se tudo isto, repetimos, e muitas outras coisas, representando uma parte integral da verdadeira vida no Senhor, pudesse ser claramente e integralmente descrito, daria um figura tão atrativa quanto instrutiva, uma figura como uma viagem   ao redor do mundo.

    Viajantes escrevem relatos de tudo que viram que vale notar em suas viagens. Assim os escolhidos de Deus, que exploraram, em várias direções, todos os caminhos da vida espiritual, escrevem notas de tudo que encontraram e experimentaram em sua árdua viagem. Mas o propósito e sentido destas notas é diferente.

    Aqueles que não têm a possibilidade de viajar podem formar, se moverem-se de onde estão, uma ideia bastante precisa das terras distantes, através da leitura destas notas de viagem de outros andarilhos, porque o modo de vida de todas as criaturas é mais ou menos similar em todos os países. É bastante diferente na vida espiritual. Só podem compreendem tais notas aqueles que estão seguindo a trilha daquela espécie de vida. Para aqueles que não entraram neste caminho  , é uma ciência bastante desconhecida. Mas mesmo aqueles que nele entraram, não podem compreender tudo nestas notas de pronto. Suas ideias e concepções se tornam mais e mais claras a medida que avançam mais e penetram profundamente no país do espírito. A medida que as experiências da vida espiritual se acumulam, indicações derivadas desta experiência, que foram anotadas pelos santos padres, gradualmente se tornam mais claras e inteligíveis para eles.

    Ao mesmo tempo, entretanto, descrições de várias manifestações da vida espiritual, contidas nos escritos dos santos padres, podem ser um presente útil   mesmo para todos os cristão em geral. Dão a todos a compreensão, que se ainda não tiveram as experiências contidas em tais descrições, significa que seu modo de vida estabelecido (embora capaz de reconciliar com a consciência   cristã) não é a perfeição - perfeição final, acima da qual não há o que desejar e além da qual não há onde ir. Compreender isto, só pode excitar o zelo   pela realização; deve sustentar   um homem a mover-se  , apontando para algo melhor do que tem.

    Para aqueles que já entraram neste caminho levando ao melhor e mais perfeito, tal leitura provê a necessária direção em circunstâncias duvidosas e surpreendentes, tanto quando a direção da experiência direta está faltando, quando esta última (direção) encontra problemas que não pode resolver, e que não permitem decisões finais que irão banir todo o vacilo do viajante. É frequentemente muito importante, em algum caso particular, saber como e onde pôr seu pé, de modo a evitar um erro  . E aqui um ou outro dito dos padres dispersa a escuridão, brilhando como um raio   na noite.


  • Ver online : Philokalia