Página inicial > Imaginal > nosos

nosos

segunda-feira 28 de março de 2022

    

VIDE: LOUCURA; EXTRAVIO; ilusão   - ILUSÃO; PECADO  ; CORPO; SANIDADE; CURA  ; salvação   - SALVAÇÃO; VERDADE

EVANGELHO DE JESUS  :
E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria; e trouxeram-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias doenças e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos; e ele os curou. (Mt   4:23-24)

...para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta   Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. (Mt 8:17)

E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades. (Mt 9:35)

E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade   sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades. (Mt 10:1)


A noção   de doença expressa nos Evangelhos  , com frequência em Mateus e Lucas  , deve ser considerada de modo mais amplo que o ordinário; até mesmo porque este «ordinário» que costuma-se entender por doença é um agravamento fisiológico de «doenças da alma  », estas sim de maior profundidade, ligadas à condição decadente do homem  . No livro Philokalia  -Therapeutes - Terapêutica das Doenças Espirituais, Jean-Claude Larchet   nos apresenta um estudo sério   sobre este tema.

Si Cristo aparece como un médico y la salvación que Él trae como una therapeia - curación, es porque la humanidad está enferma. Viendo en el estado   adámico primordial el de la salud de la humanidad, los Padres y toda la Tradición   ven en el estado de pecado que caracteriza la humanidad caída luego del pecado original un estado de enfermedad multiforme que afecta al hombre en todo su ser. Esta concepción de la humanidad enferma de pecado encuentra su base escrituraria (Mi 7,2; Is, 1,6; Jn   8,22; 28,9; Sal 13,7; 143,5) que han explotado los Padres quienes, siguiendo a los Profetas, evocan 1) la impotencia de los hombres en la Antigua Alianza para encontrar un remedio a sus males, tan graves son, 2) su invocación a Dios a lo largo de las generaciones, 3) la respuesta favorable de Dios que constituyó la sarx   geneto - Encarnación del Verbo quien — solamente Él por ser Dios — podía cumplir la sanación que ellos esperaban.

Así, en diferentes momentos, la soteria - obra salvífica del Dios-hombre aparece como el proceso de la therapeia - curación, en Su persona, de la humanidad entera que Él asumió, y de la restitución de ésta al estado de salud espiritual que primitivamente conoció, además, la naturaleza humana así restaurada, fue llevada por Cristo a la perfección de la theosis   - deificación.


Perenialistas Rama Coomaraswamy  : Rama Prece   Jesus - A INVOCAÇÃO DO NOME DE JESUS

El único problema contemporáneo en la plegaria es la incapacidad de orar del hombre contemporáneo. Un hombre normal ora, pues si un hombre no es un animal   metafísico, es solamente un animal. La descripción medieval del Anticristo es la de un hombre cuyas rodillas están vueltas “hacia atrás”, de modo que no puede ponerse de rodillas. Si las palabras de Cristo no tienen ningún significado para el hombre moderno, esto se debe a que el hombre moderno está enfermo (una enfermedad, podría agregarse, que afecta principalmente a los órganos de la visión y de la audición). No son la plegaria, la tradición y los Evangelios los que han perdido su “relevancia”, sino el hombre moderno el que ha devenido de una vida irrelevante. ¡Ciertamente la cura de la enfermedad jamás se logrará dando el paciente al médico su virus!


Filosofia Jackie Pigeaud: Maladie de l’âme. Etude sur la relation de l’âme et du corps dans la tradition médico-philosophique antique

A “doença da alma” vem de que temos um corpo. Esta fórmula é verdadeira de muitas maneiras  . Assim vai da “tristitia”, deste “tedium vitae”, desta Melancolia na qual os médicos, poetas e filósofos, Hipócrates como Lucrécio  , como Cícero   e Sêneca têm algo a dizer, até a definição mais técnica  , mais precisa, da doença da alma como mania   e ignorância em Platão, ou como paixão nos Estoicos  . Assim a doença da alma vem de que temos um corpo, mas não importa que corpo, mas “nosso” corpo.

A analogia   da doença da alma e da doença do corpo tem talvez uma origem   longínqua e religiosa e se apoia sobre um modelo medical interessante, que teve sua expressão   maior nos texto hipocráticos. Em Demócrito e Platão já se vê a utilização da analogia das doenças da alma e do corpo de maneira sistemática.

“A medicina, segundo Demócrito, cuida das doenças do corpo, a sabedoria   libera a alma de suas paixões”.

Os textos importante são platônicos e estoicos. Em Platão trata-se do Górgias  , que faz do castigo   uma terapêutica das almas doentes de injustiça   e de intemperança; do Sofista  , que dá duas doenças da alma, a maldade e a ignorância. Estes textos só tem um interesse   limitado em nossa perspectiva por causa   da utilização da medicina é negligenciável. O essencial é evidentemente acompanhado de uma teoria   fisiológica, o texto do Timeu  , que define a doença da alma como demência nous - anoia que se divide entre mania e ignorância. A outra teoria fundamental é dada pela definição estoica das paixões como doenças da alma, e a analogia das doenças da alma como as doenças do corpo.

Para Pigeaud, faz-se necessário em seu extenso estudo abordar o epicurismo e especialmente a tradição filosófica latina, com Lucrécio, Cícero e Sêneca para uma melhor compreensão das “doenças da alma”, que vão ter um tratamento dentro da tradição cristã, que muito deve a todas estas correntes filosóficas.