Página inicial > Imaginal > homoiosis

homoiosis

segunda-feira 28 de março de 2022

    

VIDE: Imagem e Semelhança   - IMAGEM E SEMELHANÇA, HOMOIOSIS THEO, HOMOOUSIOS, EIKON  , THEOSIS  , TRADIÇÃO FILOSÓFICA GREGA

EVANGELHO DE JESUS  : Tiago ; 1Jo


homoios (NT-45) = como, da mesma natureza, semelhante; homoiôs (NT-30) = de igual modo, assim, semelhantemente; homoioo (NT-15) = fazer semelhante, comparar; homoiotês (NT-2) = similaridade, aparência igual, concordância; homoiôma (NT-6) = semelhança, imagem, cópia, aparência; homoiôsis (NT-1) = semelhança, aparência semelhante; homoiopathês = com a mesma natureza; parómoios = como, semelhante; paromoiazô = ser semelhante; aphomoioô = tornar semelhante, fazer igual.

No AT homoios tem dois   equivalentes em hebreu que pertencem ao âmbito da simples comparação  . O verbo homoioô traduz damah, “ser semelhante” e os substantivos homoiôsis e homoiôma, traduzem demut, “padrão”, “forma”, “semelhança”.

Na maioria das ocorrências no NT aparece nos Evangelhos   (21 das 45 de homoios, 19 das 31 de homoiôs, 12 das 15 de homoioô). Mesmo assim, homoios ocorre 21 vezes no Apocalipse  . A maioria das ocorrências dos substantivos se acha nos escritos de Paulo Apostolo.

Um dos principais usos do adjetivo e do verbo nos Evangelhos é na fórmula introdutória às parábolas de Jesus, especialmente em Mateus  .

homoios é usado também por Mateus no mandamento   duplo, o amor ao próximo colocado ao lado de amor a Deus  .

1Jo 3,2 expressa a a expectativa   que sermos como Jesus (homoioi auto esometha) na sua parousia  .

O termo homoousios (“da mesma substância   ou matéria ou essência”, “de uma só substância”, “consubstancial”) ficou sendo um dos termos cruciais na história da doutrina   cristã.


Philokalia   Jean-Claude Larchet  : Philokalia-Therapeutes - TERAPIA   DAS DOENÇAS ESPIRITUAIS Os Padres distinguem a imagem e a semelhança associando as virtudes à semelhança, e querem demonstrar   por isto que estas devem se revelar e se desenvolver dinamicamente pela participação   ativa e a colaboração constante do homem   à graça   deificante da Trindade   - Santa Trindade. Não se poderia, no entanto, fazer corresponder a distinção imagem-semelhança a uma distinção natureza-sobrenatureza, onde a semelhança seria uma sobrenatureza que se adicionaria, pela graça de Deus, a uma natureza que poderia ser concebida independentemente dela e que constituiria a imagem. É natural no homem segundo os Padres, não somente a imagem, mas igualmente a semelhança: está na natureza mesma do homem assemelhar-se a Deus, está na natureza mesma da imagem realizar sua perfeição na realização   da semelhança, e o homem foi criado, repeti-mo-lo, já realizando naturalmente esta semelhança pela virtude da imagem. A semelhança não é aditamento a uma natureza que poderia existir normalmente independentemente dela, mas um desenvolvimento da natureza dada na imagem. O homem, pela imagem de Deus que nele está, é naturalmente embora virtualmente perfeito, e é naturalmente dotado da capacidade de realizar esta virtualidade, de se assemelhar a Deus, pois tal é a finalidade normal de sua natureza mesma. Eis aí o sentido dos mandamentos divinos: “Frutificai e multiplicai-vos”; “E sereis para mim   santos; porque eu, o Senhor, sou   santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.”; “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai   celestial.”. Logo podemos dizer, em um sentido dinâmico, que o homem é naturalmente deiforme, como afirma Vladimir Lossky.
Ascetismo e Misticismo   São João da Cruz  : Wojtyla   Subida Similo - SUBIDA SIMILO
Cristologia Citações dos Padres - em nosso site francês

Vladimir Lossky: Lossky Imago Dei   - IMAGO DEI

La Iglesia ha expresado por el homoousios la consubstancialidad de los Três - Tres, la identidad misteriosa de la mónada y de la tríada; identidad y, al mismo tiempo, distinción de la naturaleza una y de las tres hypostasis   - hipóstasis. Es curioso observar   que la expresión to homoousion einai   se encuentra también en Plotino  . La Trindade - Trinidad plotiniana comprende tres hypostasis - hipóstasis consubstanciales: el Uno, la Inteligencia, y el Alma   del mundo. Su consubstancialidad no se eleva hasta la antinomia trinitaria del dogma cristiano: se presenta como una jerarquía decreciente y se realiza gracias a la incesante circulación de las hypostasis - hipóstasis que pasan una a la otra, que se reflejan recíprocamente. Esto nos muestra una vez más cuán falso es el método de los historiadores que quieren expresar el pensamiento de los padres de la Iglesia interpretando los términos que utiliza en el sentido de la filosofía helenística. La revelación abre un abismo   entre la verdad que anuncia y las verdades que pueden ser halladas por la especulación filosófica. Si el pensamiento humano guiado por el instinto de la verdad — que es la fe aún turbia e indecisa — fuera del cristianismo lograra formar a tientas unas pocas ideas que la aproximaran a la Trindade - Trinidad, le sería todavía impenetrable el misterio de Trindade - Dios-Trinidad. Le faltaría un «cambio de espíritu»: la metanoia  , que quiere decir también «penitencia», como la penitencia de Job cuando se encontró cara a cara con Dios: mi oreja había oído hablar de tí, pero ahora mi ojo te ha visto. Por eso me condeno y me arrepiento en el polvo y la ceniza (42,5-6). El misterio de la Trindade - Trinidad no se hace accesible más que a la ignorancia que se eleva por encima de todo lo que puede contenerse en los conceptos filosóficos. Sin embargo esa ignorancia, no solamente docta, sino también caritativa, vuelve a descender hacia los conceptos a fin de modelarlos, de transformar las expresiones de la sabiduría humana en instrumentos de la sabiduría de Dios, que es la locura para los griegos.

Mestre Eckhart  : Sermon Vidi Supra montem

Mestre Eckhart faz notar a diferença   e as consequências que acarretam a confusão   eventual entre similitude e identidade  . Segundo ele, a palavra semelhança é ruim e enganadora: "A similitude é algo que não ocorre em Deus; o que ocorre na Deidade   e na eternidade   é a identidade... Ao que é idêntico, nada se mistura. Na eternidade, há somente identidade, mas não similitude.