Página inicial > Imaginal > parthenia

parthenia

segunda-feira 28 de março de 2022

    

EVANGELHO DE JESUS  : Parabola das dez   virgens - PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS; EMMANUEL; Lc 2:36


A noção   de parthenia   - virgindade não deve e não pode ser tomada em sentido literal nas referências feitas pelos primeiros Padres. Sua associação com a noção de castidade (hagneia) e de pureza (katharotes) deveria nos conduzir a uma reflexão   maior sobre o significado da «virgindade»? O que é ou deve se manter virgem no ser humano  ? É possível se passar da condição de não virgem à condição de virgem e como? Seria através daquilo que sempre se manteve virgem em qualquer ser humano?

Muitas questões a serem respondidas pelos escritos originais dos próprios Padres e pelos tradicionalistas. Em particular suas meditações sobre a Virgem.


Cristologia Citações dos Padres - em nosso site francês

Orígenes  
O Apóstolo Paulo   disse: «Quero vos apresentar todos a um esposo único, como uma virgem pura, ao Cristo. Mas temo que, como a serpente   seduziu Eva por sua astúcia  , vossos pensamentos não se corrompam longe da simplicidade para com o Cristo» (2Co 11,2-3). Paulo queria portanto «apresentar ao Cristo todos os Corintianos como uma virgem pura» coisa que certamente ele não desejaria jamais se não o visse possível. Neste ponto que pode ser mesmo surpreendente que estes homens corrompidos pelos diversos pecados, vindos à fé ao Cristo, sejam qualificados todos juntos de «virgem pura»; virgem tão santa, tão pura, que merece mesmo ser unida em bodas   ao Cristo. Mas no entanto, como não se pode entendê-lo da integridade da carne  , certamente que se trata da integridade da alma  , alma a qual, de acordo com Paulo, «a simplicidade da fé para com o Cristo» foi denominada sua «virgindade»; e consequentemente, como assim cessam os sofismas dos filósofos e as superstições judaicas, é na fé simples que o Cristo adquiriu a Igreja  , «tomou como Esposa - esposa uma virgem de sua Raça   - raça  ». Pois sua fé não está corrompida nem pelo pensamento filosófico, nem pela pretensão da circuncisão: ela permanece na simplicidade da confissão como em uma integridade virginal. Como ele o tinha prometido antes pelo profeta  : «Eu te esposarei na fé».

Segundo o Apóstolo portanto, «quem quer que esteja no Cristo é uma criatura nova. E como o mesmo apóstolo declara:»Ele quis se apresentar para ele mesmo uma Igreja gloriosa, sem mácula, nem mancha, nem nada como tal, mas que fosse santa e imaculada«. Como então, ela que é maculada, a faz sem mancha, senão porque ele a renova, segundo o que está escrito:»Mesmo se o homem exterior   em nós perece, o Homem Interior se renova de dia em dia"?

Gregorio de Nissa - Gregório de Nissa: Gregorio de Nissa Virgindade - DA VIRGINDADE

Mestre Eckhart  : Eckhart Virgem - VIRGEM, LA VIRGINIDAD DEL ALMA, Eckhart Sermão 2 - SERMÃO 2

Jacob Boehme  : Boehme Pura Virgindade - PURA VIRGINDADE

Peter Brown   Origenes Virgindade - PETER BROWN: A QUESTÃO DA VIRGINDADE