EVANGELHO DE JESUS : Parabola das dez virgens - PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS; EMMANUEL; Lc 2:36
A noção de parthenia - virgindade não deve e não pode ser tomada em sentido literal nas referências feitas pelos primeiros Padres. Sua associação com a noção de castidade (hagneia) e de pureza (katharotes) deveria nos conduzir a uma reflexão maior sobre o significado da "virgindade"? O que é ou deve se manter virgem no ser humano ? É possível se passar da condição de não virgem à condição de virgem e como? Seria através daquilo que sempre se manteve virgem em qualquer ser humano?
Muitas questões a serem respondidas pelos escritos originais dos próprios Padres e pelos tradicionalistas. Em particular suas meditações sobre a Virgem.
Cristologia Citações dos Padres - em nosso site francês
Orígenes
O Apóstolo Paulo disse: "Quero vos apresentar todos a um esposo único, como uma virgem pura, ao Cristo. Mas temo que, como a serpente seduziu Eva por sua astúcia, vossos pensamentos não se corrompam longe da simplicidade para com o Cristo" (2Co 11,2-3). Paulo queria portanto "apresentar ao Cristo todos os Corintianos como uma virgem pura" coisa que certamente ele não desejaria jamais se não o visse possível. Neste ponto que pode ser mesmo surpreendente que estes homens corrompidos pelos diversos pecados, vindos à fé ao Cristo, sejam qualificados todos juntos de "virgem pura"; virgem tão santa, tão pura, que merece mesmo ser unida em bodas ao Cristo. Mas no entanto, como não se pode entendê-lo da integridade da carne , certamente que se trata da integridade da alma , alma a qual, de acordo com Paulo, "a simplicidade da fé para com o Cristo" foi denominada sua "virgindade"; e consequentemente, como assim cessam os sofismas dos filósofos e as superstições judaicas, é na fé simples que o Cristo adquiriu a Igreja , "tomou como Esposa - esposa uma virgem de sua Raça - raça". Pois sua fé não está corrompida nem pelo pensamento filosófico, nem pela pretensão da circuncisão: ela permanece na simplicidade da confissão como em uma integridade virginal. Como ele o tinha prometido antes pelo profeta : "Eu te esposarei na fé".
Segundo o Apóstolo portanto, "quem quer que esteja no Cristo é uma criatura nova. E como o mesmo apóstolo declara: "Ele quis se apresentar para ele mesmo uma Igreja gloriosa, sem mácula, nem mancha, nem nada como tal, mas que fosse santa e imaculada". Como então, ela que é maculada, a faz sem mancha, senão porque ele a renova, segundo o que está escrito: "Mesmo se o homem exterior em nós perece, o Homem Interior se renova de dia em dia"?
Gregorio de Nissa - Gregório de Nissa: Gregorio de Nissa Virgindade - DA VIRGINDADE
Mestre Eckhart : Eckhart Virgem - VIRGEM, LA VIRGINIDAD DEL ALMA, Eckhart Sermão 2 - SERMÃO 2
Jacob Boehme : Boehme Pura Virgindade - PURA VIRGINDADE
Peter Brown Origenes Virgindade - PETER BROWN: A QUESTÃO DA VIRGINDADE