Página inicial > Imaginal > tapeinophrosyne

tapeinophrosyne

segunda-feira 28 de março de 2022

    

tapeinophrosyne  
Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus   me sobrevieram; (Atos 20:19)

Com toda a humildade e mansidão  , com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, (Ef 4:2)

Nada façais por contenda   ou por vanglória  , mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo  . (Fil 2:3)

Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos  , envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, E não ligado à cabeça  , da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus  . Se, pois, estais mortos com Cristo   quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria  , em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor   algum senão para a satisfação da carne  . (Col 2:18-23)

Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos  ; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça   aos humildes. (1Pe 5:5)

tapeinophron
E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento  , compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis (tapeinophron). (1Pe 3:8)

tapeinon
Portanto, aquele que se tornar humilde (tapeinon) como este menino, esse é o maior no reino dos céus  . (Mt   18:4)

E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mt 23:12)

Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão; (Luc 3:5)

Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Luc 14:11)

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa  , e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. (Luc 18:14)

tapeinosis
Porque atentou na baixeza (tapeinosis) de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, (Luc 1:48)

Que transformará o nosso corpo abatido (tapeinosis), para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. (Fil 3:21)

E o rico em seu abatimento (tapeinosis); porque ele passará como a flor   da erva. (Tiago   1:10)


CRISTOLOGIA Citações dos Padres - em nosso site francês

Isidoro de Sevilha  :
Humilde (humilis), como que inclinado à terra   (humus). Santo Isidoro de Sevilha Etimologias


PHILOKALIA   Para os Padres, a humildade como valor cristão (e não como forma de temperamento) nada tem a ver com algum tipo de complexo  , ou de atitude psicológica, e menos ainda, com atitudes exteriores. Porque em sua raiz, a humildade verdadeira não é o resultado de uma relação com os outros, nem consigo mesmo, mas é fruto   da experiência e do conhecimento de Deus. A humildade começa por uma luz sobre Deus, seus mistérios e sua bondade, e como que por acréscimo esse conhecimento de Deus se reflete sobre o que somos em relação a Deus. Humildade é experimentar a realidade de Deus e, através dela, a própria realidade. E isso, necessariamente, cria uma atitude verdadeira com relação ao que somos e aos que temos, e com relação aos demais. Para os Padres, o orgulho é uma forma de mentira   e de cegueira  , que afeta em primeiro lugar a Deus, distorce o que alguém pensa de si mesmo e o que pensa dos outros. (A SABEDORIA DO DESERTO   - SEGUNDO GALILEA, Paulinas)

Teofano o Recluso  
Otra virtud muy recomendada y alabada es la «Humildad». Apa Or la llamaba «la corona del monje»; apa Juan Colobós, «la puerta   de Dios»; apa Poimén, «el terreno donde Dios ordenó ofrecer el sacrificio». Para San Pacomio era «la grande y santa fuerza de la que Dios se revistió al venir a este mundo», «el baluarte de las virtudes», «la medicina   de todas las llagas». En los cenobios y eremitorios de la antigüedad se contaban infinidad de anécdotas con el fin de inculcar el aprecio de la humildad. San Antonio - se nos dice, por ejemplo - vio las innumerables trampas que los demonios tendieron sobre la ancha tierra, y no pudo menos de exclamar: «¿Quién podrá librarme?». Una voz le respondió: «La humildad».

Una de las múltiples manifestaciones de la humildad de los verdaderos monjes era su horror de la fama. Nada temían tanto como ser conocidos y estimados. Han subsistido abundantes testimonios de las repetidas huidas que emprendían los santos del desierto ante las muestras de veneración que se les tributaba. Algunos, como San Antonio y San Pacomio, no quisieron que se supiera el lugar de su sepultura a fin de evitar honores postumos. Otra prueba de humildad es el cuidado   exquisito que ponían en no juzgar a nadie. Sobre este punto existen abundantes exhortaciones y«avisos en nuestra literatura. He aquí un hecho parabólico particularmente significativo. En una asamblea monástica que deliberaba acerca de un hermano   que había pecado  , uno de los asistentes se levantó, salió y regresó poco después con un saco de arena a la espalda y un cesto, lleno también de arena, en la mano, diciendo:»¡Así quitamos de nuestra vista la multitud de nuestros pecados y juzgamos las pocas faltas de nuestros hermanos! «. Otro padre del yermo enunció la misma verdad con estas palabras:»Quien acepta sus pecados, no ve los de los demás".

Silouane do Monte Atos  
Silouane do Monte Atos disse certa vez que o Espírito   lhe falou para «manter sua alma   no inferno (hades  ) mas não desesperar», o que para muitos de seus discípulos significava um trabalho   (praktike  ) pela humildade.

Esta humildade vem como resultado de auto-observação   (prosoche  ) e é de fato um teste de crescimento em auto-conhecimento. Nenhum esforço (askesis   — e nenhum ensinamento — é verdadeiro e capaz de transformação   (metanoia  ) que não passe pela humildade.


PERENIALISTAS Julius Evola  : HUMILDADE

Frithjof Schuon  : Schuon Humildade - HUMILDADE

Ananda Coomaraswamy  : Coomaraswamy Humildade - HUMILDADE