Página inicial > Imaginal > Sicuteri Adão Lilith

Sicuteri Adão Lilith

segunda-feira 28 de março de 2022

      

Excertos de seu livro "Lilith"
ADÃO E LILITH
Este Adão tinha os cabelos semelhantes aos de uma mulher  , com espessas ondas: um esplêndido herói parecido a Enkidu, o épico homem do Poema de Gilgamesh. Como era este Adão? O Comentário ao Gênesis de Beresit-Rabba responde:

11. Macho e fêmea os criou. . . Deu-lhes quatro qualidades dos celestes e quatro dos inferiores: come e bebe como o animal  , expele excrementos como o animal; dos celestes tem a posição ereta como os anjos   do serviço divino  , fala como os anjos do serviço divino. E o animal não vê? Mas ele vê também de lado. . .

Mais uma confirmação da singularidade corpórea de Adão:

Disse R. Ahà: Eu sou   o Senhor (Is. 42,8) e este é o meu Nome com o qual me chamo Adão. Tornou a lhe fazer passar à frente os animais em casais. Disse Adão: Cada um tem o seu companheiro, mas eu não tenho companheiros.

Eis a mais interessante indicação de uma natureza semi-animal do primeiro Adão. O Gênesis não é explícito sobre este particular, mas a sabedoria   rabínica coloca um problema evolutivo bem claro. Para nós isto serve para demonstrar   a originária harmonia   psicossexual do homem, na medida em que Adão exprimia certamente uma sexualidade em estado   primário, acasalando-se com os animais que encontrava. Não é possível que se trate somente de fantasias inconscientes removidas em germinação no folclore   hebraico  , porque os traços dessas experiências sexuais bestiais dos primeiros homens existem. Enkidu vivia com as gazelas e se acasalava com outros animais selvagens perto das margens dos rios. E é possível - como sustentou Morris   Jastrow - que em Enkidu fosse projetada, pelos babilônicos, a imagem do primeiro Adão. Enkidu era certamente hirsuto, de proporções e força excepcionais, e vivia com os animais,

. . . comendo a relva com as gazelas
bebendo nos córregos como os bois
brincando com as criaturas da água,

e quando Enkidu encontra a companheira, a sua Eva, deita com ela por sete   dias e sete noites:

. . . depois que saciou seu fascínio
voltou o olhar para os animais.
As gazelas que repousavam viram Enkidu
os animais do campo   se afastaram dele.
Enkidu se prostrou, se sentiu desfalecer
e seus membros se enrijeceram
não apenas os animais se foram.

O Gênesis diz: "Não é bem que o homem esteja só" (Gên. II, 18). Por isto este estado de Adão aparece sucessivamente na primeira versão "E os criou macho e fêmea" (Gên. I, 27). Nesta fase, isto é, quando proclama sua solidão  , Adão ainda é andrógino, talvez em sentido psíquico, mas ignora a alteridade   sexual; é ainda animal. No Beresit-Rabba, como dissemos, há a revelação desta natureza animal. Reportemos do texto crítico:

10. E o homem se torna um ser vivente. R. Jehudah disse: Ensina-nos que lhe fez o rabo como um animal, depois o tirou dele para seu decoro...

No sentido cronológico evolutivo é pois possível chegar à conclusão de que no Gênesis I, 1-28 nos aparece um Adão andrógino, composto em si dos princípios masculino   e feminino, enquanto no espaço entre o Gênesis I e o II, se pode deduzir que Adão manifestasse a sexualidade acasalando-se com os animais. É somente no Gênesis II que o primeiro homem aparece dotado de alma   e capaz de conhecer a necessidade   de mulher. Recapitulando as várias fases expostas no Gênesis, em ordem   cronológica:

1 - Gen 1,26 - Gênesis I, 26: "Deus   disse: façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança  .

2 - Gen 1,27 - Gênesis I, 27: "Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou".

3 - Gen 1,28 - Gênesis I, 28: "Deus os abençoou e Deus lhes disse: crescei e multiplicai-vos",

Assim, nessas três fases vemos aparecer   o homem como indivíduo   composto de duas partes. O pronome que muda do singular ao plural é revelador do conceito de hermafroditismo ou androginia, ou então se deve, com certeza  , pensar   que se tratava nem mais nem menos do verdadeiro casal distinto, Adão e a "primeira companheira", isto é, Lilith.

Vejamos agora as outras fases, onde a criação de Adão aparece isolada, isto é, sem caracteres femininos, e à qual se segue a criação de Eva como a "segunda companheira":

1 - Gen 2,7 - Gênesis II, 7-8: "Então IHWH   Deus modelou o homem com pó do chão, e soprou nas suas narinas um hálito de vida, assim o homem se tornou um ser vivente.

2 - Gen 2,18 - Gênesis II, 18: "Depois IHWH Deus disse: Não é bem que o homem esteja só: quero lhe fazer uma ajudante a ele correspondente".

3 - Gen 2,20 - Gênesis II, 20: ". . .Assim o homem conferiu nomes a todos os animais, a todos os voláteis do céu e a todos os animais selvagens, Mas para o homem não achou uma ajudante que fosse semelhante a ele".

Nesta passagem bíblica é reconfirmado que Adão estava só e tinha dado nome aos animais, isto é, os havia conhecido no acasalamento. Somente de tal modo havia compreendido a necessidade da diferenciação. No texto são evidentes os traços obscuros de uma remoção da bestialidade adâmica. É neste ponto exato do mito que Adão abandona o caráter de identificação com o divino exprimido pela androginia e supera a sexualidade animal como ser vivente, E o momento no qual é pedida a Deus a companheira mulher.

Mas - se perguntaram os exegetas da Bíblia - por que Deus não deu logo uma mulher a Adão, ao invés de se decidir depois de lhe haver feito "conhecer" todos os animais? Nesta enigmática parada, onde o nomear implica o desejo, Adão talvez pudesse reconhecer   uma possível companheira? A resposta   que nos oferece o Rabi Ahà no Beresit-Rabba é indicativa:

E para o homem não achou uma ajudante semelhante a ele. E por que não a havia criado primeiro? O Senhor, que Ele seja bendito  , viu que Adão se teria lamentado dela, por isso não a criou enquanto ele não a tivesse pedido; no momento que a pediu, logo: Fez cair o Senhor Deus um sono profundo sobre Adão, etc. . .

e nasceu a mulher, por desejo de Adão, que havia descoberto a própria solidão, mas também a própria alma.