PhiloSophia

PHILO = Apreço + SOPHIA = Compreensão

Version imprimable de cet article Version imprimable

Accueil > Arte e Simbolismo > Século XX > Fernando Pessoa (1888-1935) > Filosofia > Pessoa : REFLEXÕES SOBRE MORAL E ÉTICA

Fragmentos do acervo do autor sobre o tema da moral.

Pessoa : REFLEXÕES SOBRE MORAL E ÉTICA

António Quadros (org.)

dimanche 27 juillet 2014

Excertos do livro organizado por António Quadros, "A procura da verdade oculta". Fragmentos do acervo do autor, de diferentes datas, sobre o tema da moral.

O Problema? do Mal?

A ideia? de que esta vida? é injusta assenta na de que esta vida é toda a vida, e disto não? há prova?. Não há dúvida? que existe o mal ; o de que pode haver dúvida é de que o mal vença, ou de que o mal representa justiça?. Qualquer mal que haja, ainda que dê em bem?, é mal em si mesmo ; não é, porém, necessariamente injustiça. Pode ser? o resultado de uma causa? anterior, a nós incógnita ; pode ser a provação para a conquista de um? bem futuro?, que desconhecemos.


A Moral?

1. Moral da Força? — a das qualidades que revelam a força.

2. Moral do Domínio — a das qualidades que (...)

3. Moral do Ideal?
Humildade?
Ascetismo?

A moral é quela noção? que os homens têm dos atos como valendo qualquer coisa?, fora da relação? com a sua utilidade. Antes, em relação com a sua utilidade vital [Trata-se de um dos apontamentos do autor para um ensaio, nunca completado, sobre este tema?. Provavelmente de 1915.].


Voir en ligne : Fernando Pessoa